Fim-de-semana fora de casa? Então desligue isto da tomada!

Com o fim de semana à porta há uma questão importante de que não se deve esquecer, ou seja, as coisas que deve desligar da tomada. Isto é importante porque logo à partida vai poupar dinheiro. Mesmo com as melhorias na eficiência energética ao longo dos anos, o consumo de energia em standby de muitos aparelhos é surpreendentemente elevado. Porquê gastar dinheiro quando pode poupar?

Fim-de-semana fora de casa? Então desligue isto da tomada!

Há várias razões para desligar algumas coisas. Primeiro vai poupar dinheiro. Depois os aparelhos desligados estão a salvo de picos de corrente. Não vai estar em casa para lidar com falhas de energia por isso é melhor tomar precauções com antecedência. E a melhor precaução que pode tomar para proteger os seus aparelhos eletrónicos e eletrodomésticos das falhas de energia é desligá-los da tomada.

desligar da tomada

Por fim, está a evitar que algo corra mal enquanto está fora. Se um determinado aparelho se incendiar é melhor que isso aconteça quando está em casa e pode tratar imediatamente do assunto.

Com isto em mente, vamos ver algumas coisas que deve desligar quando estiver fora da cidade – e algumas coisas que deve deixar ligadas.

Desligue ou tire da tomada estas coisas se vai estar ausente

Na maior parte dos casos, pode desligar quase tudo em sua casa antes de ir de férias sem qualquer problema. E, se estiver a ser muito cauteloso para evitar picos de energia ou acidentes, não há nada de errado em desligar todas as coisas da tomada (com algumas exceções).

desligar da tomada

Televisores, consolas de jogos e boxes

Ficaria surpreendido com a quantidade de energia que o seu centro multimédia doméstico consome em modo de espera. Mas durante os dias em que estiver de férias, o maior objetivo não é poupar dinheiro desligando a ficha da tomada, mas sim proteger os aparelhos eletrónicos caros. Ninguém quer regressar de férias e descobrir que precisa de substituir o seu televisor e tudo o que está ligado a ele.

ps5, playstation

Por isso, antes de sair, desligue o televisor, as consolas de jogos, os leitores multimédia e os dispositivos de streaming, bem como a sua box.

Computadores e acessórios relacionados

Se regressar de férias e descobrir que um pico de energia destruiu o seu televisor é mau, regressar e descobrir que destruiu o seu computador e tudo o que tinha nele é muito pior.

Antes de sair de férias, desligue os seus computadores, monitores, impressoras e outros equipamentos relacionados da parede. Deixar o seu computador desligado não o prejudica e protege-o de quaisquer problemas relacionados com a energia na sua ausência.

Equipamentos de casa inteligentes não críticos

A maioria das casas inteligentes é uma mistura de equipamentos críticos (como câmaras de segurança ou detetores de fumo inteligentes) e equipamentos não críticos (como colunas inteligentes ou iluminação ambiente inteligente).

Deve desligar todos os dispositivos domésticos inteligentes não críticos da sua casa, especialmente os que estão ligados a tomadas normais e não estão protegidos por um protetor contra sobretensões.

Carregadores de bateria

Muitas pessoas têm aspiradores de pó, ferramentas elétricas e outros aparelhos que funcionam a bateria. Regra geral, deve deixar essas baterias no carregador apenas para as carregar.

Não tire a ficha da tomada nem desligue estas coisas

Se o seu objetivo é minimizar o risco de danos elétricos as únicas coisas que deve deixar ligadas são as coisas que são críticas para a sua saúde. Algumas coisas nessa categoria são óbvias. Ninguém desliga um frigorífico com coisas antes de partir para férias. No entanto, algumas coisas são menos óbvias.

Routers e modems Wi-Fi

Desligar o seu router não poupa muita energia, e recomendamos que as pessoas os mantenham sempre ligados.

Mais importante ainda desligar a ligação de rede à sua casa desliga-o de qualquer equipamento doméstico inteligente que possa ter no interior. Assim nada de notificações. Ou seja não é boa ideia.

internet não está a funcionar, Ligar um dispositivo antigo à rede, erro com o router, reiniciar o router wi-fi

Até coisas como monitores de qualidade do ar são úteis enquanto está fora. Pode tê-los comprado para lhe dizerem se a qualidade do ar interior é saudável (ou não). Mas um alerta de que uma determinada métrica, como partículas ou humidade, está fora dos gráficos enquanto está ausente é uma boa razão para chamar um vizinho para investigar.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados