O anúncio da Samsung relativamente ao Exynos 1080 surpreendeu muito boa gente! Visto que este nem sequer é o novo SoC topo de gama que irá suceder ao atual Exynos 990, é um chip de gama média que irá dar vida a alguns aparelhos da Chinesa Vivo.
No entanto, se pensa que este chip de gama média não dá cartas no campo da performance, está muito enganado! Afinal de contas, num frente a frente com o recente Snapdragon 865+ que equipa aparelhos como o ROG Phone 3, o chip da Samsung com o afamado nome Exynos fica à frente.
Desiludido com o Exynos da Samsung? O próximo vai surpreender!
Portanto, o Exynos 1080 apareceu hoje dentro de um Vivo X60, ao ser testado no famoso benchmark GeekBench 5… E claro, os resultados impressionam!
Afinal de contas, o Exynos 1080, consegue bater o Snapdragon 888 no campo da performance multi-thread, ao alcançar os 888 pontos no teste single-core e 3244 no teste multi-core. Curiosamente, a performance single-core é muito similar à do Snapdragon 865+, mas em multi-core, a coisa sobe bastante, visto que o Snapdragon 888 apenas chega aos 2916 pontos.
Entretanto, relativamente às especificações técnicas, o Exynos 1080 tem como base o processo de 5nm da Samsung, contando com um único núcleo Cortex-A78 a 2.8GHz, três núcleos Cortex-A78 a 2.6GHz e ainda quatro núcleos Cortex-A55 a 2GHz. Além disto, temos ainda um GPU Mali-G78 com 10 núcleos de processamento gráfico. Como se tudo isto não fosse suficiente, temos ainda um NPU para alavancar as capacidades IA tão necessárias no mercado atual. O 5G também é suportado, incluindo as ligações mmWave super rápidas.
Curiosamente, a Samsung parece não ter qualquer intenção de equipar os seus aparelhos com este SoC. Pelo menos até agora… O que é estranho, visto que este SoC parece prometer bastante.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!