Connect with us

Fora da Caixa

Desengane-se! Este é o local mais perigoso de um aeroporto!

Bruno Fonseca

Publicado a

Os aeroportos estão lotados de pessoas a chegarem e a partirem a qualquer hora do dia. Assim, como nós, são seres humanos que carregam todo tipo de germes enquanto se dirigem para as suas férias ou viagens de negócios. No entanto, alguns desses germes inevitavelmente acabam por ser deixados no aeroporto.

Um estudo recente publicado no jornal BMC Infectious Diseases tentou mapear a localização de germes num aeroporto, e o maior ponto de acesso a vírus provavelmente não é o que julga.

O local com mais ameaças à saúde

Normalmente quando pensamos nas partes mais sujas e mais perigosas para contrair doenças num aeroporto, lembro-nos de maçanetas, balcões de check-in, casas de banho – mas  não existe propriamente um consenso. Agora e segundo o estudo que analisou as amostras em 90 sítios diferentes de um aeroporto, o lugar mais sujo de todos são as caixas de segurança onde colocamos a nossa carteira, computador e outros pertences pessoais quando vamos viajar.

O perigo está numa caixa

Sim, aquelas caixas cinzentas onde até o nosso cinto pomos antes de passarmos nos detectores de metal de segurança. De facto, o estudo descobriu que eles têm mais vírus do que as tampas das sanitas. De facto foram descobertos todo o tipo de vírus e bactérias.

Entre os vários vírus que foram encontrados estão os ligados ao resfriado comum e à gripe sazonal, e aproximadamente 10% de todas as superfícies testadas tinham pelo menos um vírus presente.

Um aspeto interessante é que os locais que mais nos assustam para quem liga a vírus e bactérias, como os corrimãos, onde todos põem as mãos, só apareceu um vírus a cada sete amostrar. No caso das casas de banho as descobertas também foram interessantes uma vez que não foram detetados vírus nas amostrar retiradas da casa de banho.

Este estudo foi feito num aeroporto na Finlândia. Obviamente, que noutros aeroportos as coisas podem ser piores ou melhores.

Ainda assim, o facto das caixas de segurança terem tantos vírus é algo que faz sentido. Já alguma vez viram alguém a limpá-las? Pode acontecer, mas nós também não.

Outras notícias de hoje:

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement Banner ESET

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos