Atenção! Não descarregue este WhatsApp, Face e YouTube

Quem tem um smartphone ou tablet Android está em alerta vermelho devido a uma nova estirpe perigosa de malware escondida em aplicações falsas do YouTube e WhatsApp. O alerta foi emitido pela própria Meta, proprietária do Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp. Assim revelou que a nova ameaça Dracarys está a ser injetada em versões falsas destas aplicações muito populares. Esta forma de malware é capaz de roubar registos de chamadas, informações de contacto, ficheiros, SMS, geolocalização e detalhes do dispositivo, bem como tirar fotos em segredo. Também consegue ativar o microfone do telefone ou tablet e instalar aplicações sem a aprovação de um utilizador. Assim não descarregue este WhatsApp, Face e YouTube entre outras aplicações.

Atenção! Não descarregue este WhatsApp, Face e YouTube

whatsapp, iMessage

De facto esta ameaça está a espalhar-se a grande velocidade. Sobretudo porque estamos a falar de apps muito populares. Entretanto para além das apps de que falei acima este malware também foi encontrado em versões falsas do YouTube, Signal e Telegram. Ou seja, isto deixa muito mais utilizadores em risco.

O novo malware tem acesso a toda uma série de funcionalidades perigosas depois de abusar dos serviços de acessibilidade de um dispositivo.

Pode estar descansado se tiver um antivírus?

Infelizmente não. É verdade que estes sistemas de segurança nos protegem de muitas coisas. No entanto há algumas ameaças avançadas que conseguem brincar ao jogo do gato e do rato com os antivírus. Assim a meta avisa que o novo malware para Android pode escapar ao olho atento destas aplicações. Isto é especialmente preocupante para quem já está infetado.

utilizadores do Facebook, Facebook acabou,patrão da Tesla,Facebook Dating

Este malware ainda está numa fase inicial pelo que com o passar do tempo é provável que os antivírus o comecem a reconhecer. Mas, entretanto, é especialmente importante garantir que apenas descarrega aplicações oficiais da Google Play Store.

Não descarregue apps não oficiais para serviços como o WhatsApp e o YouTube, e evite fazer downloads de sites de terceiros.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Play Store: atenção a esta app com milhões de downloads!

Temos de ter realmente muito cuidado já que um...

Google Maps tem um segredo para ficar muito melhor

O Google Maps é uma aplicação que funciona com...

Waze ganha a função que pode acabar com o Google Maps

Em comparação com todas as outras aplicações não há...

(Análise) VIVO V23 5G: Um smartphone diferente!

(Análise) VIVO V23 5G: Conhece a Vivo? Estamos a...