Desative agora mesmo o Bing na pesquisa do Windows 10

Na prática o Windows 10 coloca um browser no painel de pesquisa que aponta sempre para o Bing. Na versão 1909 ou anterior, havia uma opção no registo que permitia desativar este motor na pesquisa do Windows. No entanto, a Microsoft (de forma silenciosa) acabou com esta possibilidade nos updates de Maio e Outubro de 2020.

Desative agora mesmo o Bing na pesquisa do Windows 10

No entanto, não tem de se preocupar, caso queira mesmo fazer a troca. É que a Microsoft adicionou outra entrada no registo para desativar ou ativar a integração do Bing na pesquisa do Windows.

Ao desativar o Bing no Windows 10, vai melhorar o desempenho e não só. Terá também direito a melhores resultados locais. Tudo funciona melhor uma vez que a palavra que introduziu não terá de ser procurada em fontes externas.

Afinal para onde foi a entrada no registo?

Bem, com o update de Maio de 2020, a Microsoft retirou o valor BingSearchEnabled e já não funciona. Assim, se quer mesmo desativar o Bing nas versões mais novas do Windows, terá de usar um novo valor chamado DisableSearchBoxSuggestions.

Há ainda outra mais valia. É que a desativar-se esta entrada também desaparece a publicidade na pesquisa do Windows. Isto porque é interrompida a ligação aos serviços Bing.

Para desativar o Bing terá de seguir os passos abaixo relatados pelo site Windows Latest.

Em primeiro lugar abra o editor de registo do Windows. Para isso escreva regedit na pesquisa do Windows. Pressione Enter.

No editor de registo navegue até à seguinte localização: Computer\HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Explorer. Caso a chave Explorer não esteja disponível pode criar uma chave com o nome Explorer.

Bing pesquisa windows 10

Por defeito a pasta Explorer está vazia. Assim terá de usar o botão direito do rato e criar um novo valor DWORD 32 Bit chamado DisableSearchBoxSuggestions. Depois defina o valor para 1 para desativar o Bing e a publicidade na pesquisa.

Bing pesquisa windows 10

Feche o editor de registo e reinicie o Windows. Também poderá interromper o processo de pesquisa no Gestor de Tarefas.

Entretanto se alguma vez quiser voltar a ativar o Bing é só apagar a entrada Explorer. Depois não se esqueça de reiniciar.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também