Inicio Android Desaparecimento da Huawei é uma dádiva para a Samsung!

Desaparecimento da Huawei é uma dádiva para a Samsung!

Há alguns dias atrás, o meu colega Bruno Fonseca disse que o “Fim da Huawei pode ser uma bomba no mercado de smartphones!. E na minha opinião, tem toda a razão!

A gigante Chinesa tem sido uma lufada de ar fresco no mundo dos telemóveis ‘smart’, trazendo uma mão cheia de inovações, tanto no campo da performance fotográfica, como na parte do design. Em suma, tem sido uma rival de peso, que tem metido as grandes desta indústria em sentido.

Assim, é fácil dizer que o que está a acontecer à fabricante é uma pena, e é algo que nos está a afetar a todos de uma maneira ou de outra. No entanto, dito tudo isto, se há fabricante que tem a ganhar com toda a situação… É a Sul Coreana Samsung!



Desaparecimento da Huawei é uma dádiva para a Samsung!

Huawei, IcT, Huawei TSMC Chipsets

Portanto, como deve saber, a guerra comercial entre os Estados Unidos e China não tem mesmo fim à vista, por isso, as coisas continuam ainda muito tremidas para a gigante Huawei! Isto mesmo tendo em conta os esforços da empresa, que teima em continuar competitiva com lançamentos como o Mate 30 Pro, P40 Pro, e agora tanto promete com o novo Mate 40 Pro (lançamento amanhã!).

No entanto, como disse em cima, as tensões são entre os Estados Unidos e China, e como deve saber, a Samsung é Coreana… Ou seja, toda a situação é basicamente como um milagre, que resulta na remoção de uma das rivais mais perigosas da indústria, abrindo assim o caminho para o domínio do mundo Android, e não só… É que esta pode muito bem ser a grande oportunidade da Samsung para conseguir o domínio do mundo tech!

Antes de mais nada, é boa ideia olhar para o top de vendas no mundo dos smartphones, onde vemos uma Huawei capaz de crescer de uns míseros 5% de quota de mercado mundial, para mais de 20% em menos de 5 anos. É incrível! A Huawei foi capaz de se transformar na maior ameaça ao trono da Samsung, numa simples mão cheia de anos.

No entanto, agora que a Huawei ficou sem acesso aos serviços da Google, parece ter ficado sem acesso às linhas de produção da TSMC, e pelos vistos, até o fornecimento de memória e ecrãs OLED está em perigo… As coisas ficaram mesmo muito fáceis para a Samsung! Afinal de contas, é muito provável que a gama de smartphones Mate 40 seja mesmo a última a chegar ao mercado com um SoC Kirin, e claro, o futuro depois deste lançamento só Deus sabe.

Dito tudo isto, temos ainda o tema ‘Privacidade’ ou melhor… ‘Confiança’!

smartphones, coronavirus no smartphone

Uma das grandes armas de arremesso por parte da administração de Donald Trump foi a falta de segurança e privacidade dos aparelhos Huawei. Claro que estas acusações trouxeram 0 provas ou sequer bases, mas isto não interessa… Visto que sendo verdade ou não, a confiança dos consumidores foi abalada.

Mas vamos ao que interessa!

Caso a Huawei desapareça (algo que eu duvido que aconteça), a Samsung fica novamente isolada no mundo dos smartphones! Contudo, não é a única fabricante a ganhar com a situação… A Xiaomi está à espreita. Aliás, com o lançamento do Mi 10 Pro, a fabricante começou logo a mandar ‘bocas’ que tem acesso total aos serviços da Google! Isto ao mesmo tempo que continua a lançar aparelhos de gama alta a preços bastante razoáveis. Aliás, a menção aos serviços da Google, é um óbvio distanciamento às raízes Chinesas da própria empresa.

No entanto, verdade seja dita, o mesmo consumidor que possa ter algumas dúvidas em relação à sua privacidade nos produtos Huawei. Pode acabar por ter as mesmas exatas dúvidas noutros aparelhos de outros fabricantes Chinesas como a Xiaomi… E claro está, esta é uma nova vitória para a Samsung! Afinal, a guerra comercial dos Estados Unidos não é apenas contra a Huawei, é contra a China, e todo o seu poderio tecnológico. Ora veja o exemplo do TikTok que foi recentemente banido por pertencer a uma gigante Chinesa.

Aliás, temos muitas outras fabricantes de smartphones no mercado que podemos meter no mesmo ‘saco’, como a Oppo (responsável pelos aparelhos RealMe, OnePlus, etc…)

Em suma, a Samsung tem muito a ganhar, por ser Coreana, e por ter excelentes relações com o governo Norte-Americano, tendo inclusive recusado a ideia de produzir na China, preferindo outras regiões do globo. Dito tudo isto, de forma bem curiosa, os ganhos da Samsung não são apenas no mundo dos smartphones.

A Samsung já percebeu o que tem a fazer! (O que inclui uma grande aposta no 5G)

Pois bem, com a desconfiança nos aparelhos Chineses, os consumidores começaram a olhar mais para a Samsung. Por isso, a fabricante também começou a responder com aparelhos capazes de apelar às massas, como o muito recente S20 Fan Edition! Um aparelho BBB (Bom, Barato e Bonito).

Além de tudo isto, caso não saiba, a Samsung também tem uma mão na conectividade 5G!

Sim, é verdade que as empresas Top 3 no mundo do 5G são a Huawei, Ericsson e Nokia… Mas a Samsung está logo em quarto lugar, e claro, pronta a subir no ranking.

Afinal, da mesma maneira que os Estados Unidos estão a banir o uso de equipamento 5G da Huawei, obrigando vários aliados a fazer exatamente o mesmo (como o Reino Unido). A China pode fazer exatamente o mesmo com as empresas Europeias e Norte-Americanas. Pois bem, qual é a empresa que não é Chinesa, Norte-Americana ou Europeia? Acertou, é a Samsung.

Vamos ver como é que tudo irá evoluir a partir daqui! Mas uma coisa é certa, a missão da Samsung ficou mesmo mais facilitada nos últimos tempos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Esta é a performance da nova NVIDIA RTX 3060 Ti de 400€!

Pois bem, à medida que vamos ficando mais e mais próximos do lançamento oficial da nova NVIDIA RTX 3060 Ti, temos mais e mais...

Série da Netflix vira um caso de polícia na vida real! Mas como?

Já aqui tínhamos visto antes montes de séries polémicas que tiveram o seu lugar na Netflix, e que isso até lhes proporcionou alguma fama....

Galaxy Z Fold 2 fica com um mega-problema graças ao One UI 3.0

Há alguns meses a Samsung anunciou a versão 3.0 do One UI. É baseada no Android 11. Entretanto apresenta um conjunto de novas funcionalidades...

Google Hangouts: acabaram as videochamadas em grupo!

A Google deu início às tradicionais limpezas de Natal. Assim, desta vez, o visado é o Hangouts e esta conhecida aplicação acabou de perder...

Galaxy Z Flip 2: uma grande bomba por menos dinheiro!

Quando falamos dos topos de gama da Samsung, referimo-nos normalmente às gamas S e Galaxy Note. No entanto, as coisas estão a mudar e...