Alerta: depressão Benjamin vai trazer o pior no fim de semana

Depois de vários dias de tempo ameno, o outono vai finalmente mostrar a sua força. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou hoje que a depressão Benjamin vai afetar Portugal continental nos próximos dias, com chuva persistente, vento forte e trovoadas, sobretudo nas regiões Norte e Centro. Mas atenção: o pior da depressão Benjamin ainda está para vir e deve chegar no fim de semana.

Vento até 95 km/h e chuva intensa a caminho

Segundo o IPMA, a partir da tarde desta quarta-feira e até à madrugada de quinta-feira, o sistema frontal associado à depressão Benjamin vai provocar chuva forte no Minho e Douro Litoral e vento intenso. Tudo com rajadas que podem atingir os 95 km/h nas terras altas de distritos como Bragança, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Viseu e Porto.

Os distritos do Norte e do Centro estão sob aviso amarelo. Trata-se do primeiro nível da escala de alerta meteorológico, devido à chuva persistente e ao vento sudoeste que vai rodar para noroeste.

Mais a sul, o impacto será menor, com precipitação fraca ou pontual.

O pior cenário chega entre sexta e sábado

Embora o país sinta já os primeiros efeitos da depressão, o IPMA alerta que o auge do mau tempo deverá ocorrer entre sexta-feira (24) e sábado (25). Nessa altura, uma massa de ar extremamente húmida vinda do Atlântico vai trazer chuva forte e contínua, em especial na região Centro, onde os acumulados poderão chegar aos 100 milímetros em apenas dois dias.

O Norte também deverá registar períodos de chuva intensa, acompanhados de vento forte e possibilidade de trovoadas.

Domingo traz uma ligeira trégua mas não para todos

No domingo (26), o cenário meteorológico deverá melhorar no Norte e Centro. No entanto o sistema frontal desloca-se para o Sul. Assim pode ainda provocar chuva temporariamente intensa no Alentejo e Algarve, pelo menos até ao início da tarde.

Ou seja: o mau tempo não desaparece totalmente apenas muda de lugar.

atenção: dana está a caminho de portugal. o que esperar?

O alerta do IPMA: acompanha os avisos!

O IPMA deixou um aviso que não deve ser ignorado:

“Devido à incerteza espacial e temporal associada a esta situação meteorológica, o IPMA aconselha o acompanhamento da situação e dos avisos meteorológicos que serão emitidos nos próximos dias.”

Isto significa que as previsões podem mudar rapidamente, e alguns distritos poderão passar de aviso amarelo para laranja, dependendo da evolução da depressão Benjamin.

🔥 Este artigo foi útil?


Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque