Há alguns anos atrás, a NVIDIA lançou uma tecnologia revolucionária para a sua gama de placas gráficas GeForce RTX. Estamos a falar do DLSS (Deep Learning Super Sampling), que basicamente aproveita as capacidades de IA das arquiteturas Turing e Ampere (Núcleos Tensor), para fazer um upscalling inteligente ao que se está a passar no ecrã.
Desta forma, é possível aumentar a resolução e framerate de qualquer jogo compatível, sem afetar a performance do sistema.
No entanto, na altura do anúncio do DLSS, esta não era a única novidade da NVIDIA! A gigante das placas gráficas também falou do DLSS2X, que basicamente utilizava uma técnica muito similar, mas que em vez de fazer upscalling da resolução da imagem, melhorava significativamente o Anti-Aliasing.
Pois bem, a tecnologia está pronta, está a caminho, chegando primeiramente a Elder Scrolls Online.
NVIDIA: Depois do DLSS, vamos dar as boas vindas ao DLAA!
Portanto, o DLAA usa uma tecnologia muito similar ao DLSS, tentando levar a tecnologia de image-sharpening da NVIDIA à grande maioria dos jogos. Ou seja, é um novo algoritmo que também vai aproveitar os núcleos de processamento Tensor das arquiteturas mais recentes (Turing – RTX 20 e Ampere – RTX 30), para melhorar a qualidade visual sem afetar a performance real do seu sistema.
É uma tecnologia que vai funcionar ao mesmo tempo que as atuais técnicas de anti-aliasing, e curiosamente, também consegue funcionar ao mesmo tempo que o algoritmo DLSS, apesar de utilizaram os mesmos núcleos dedicados Tensor.
O primeiro jogo a apostar no seu suporte é Elder Scrolls Online, que está neste momento em teste público (Beta). Por isso, já não falta muito para ficarmos a saber o que a tecnologia é capaz de fazer.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado? Ou preferia conseguir comprar uma placa gráfica em vez de ver novos desenvolvimento de software? É que, de forma um pouco infeliz, as placas estão novamente a ficar raras nas prateleiras, e claro, super caras.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!