Deixar os dados ligados com ligação Wi-Fi ativa faz sentido?

Vê muitos utilizadores à sua volta a ligar e a desligar os dados móveis do seu smartphone? Isto porque têm medo de ultrapassar as limitações de dados do fornecedor de rede móvel, ou simplesmente porque acham que vão poupar bateria ao fazer uma micro gestão das redes?

Pois bem, vamos falar um pouco sobre o assunto.



Deixar os dados móveis ligados com ligação Wi-Fi ativa faz sentido?

dados móveis

Portanto, caso não saiba, todos os smartphones irão começar a usar o Wi-Fi de forma completamente automática, se detetarem que existe uma ligação à Internet ativa nesta conexão.

Assim, mesmo que os dados móveis estejam ligados, o aparelho vai sempre ligar-se ao Wi-Fi para ter acesso à Internet. Contudo, se por ventura a ligação Wi-Fi não tiver ligação à Internet, então aí sim, o smartphone irá começar a utilizar a ligação da rede móvel.

Quanto à questão da bateria, de forma bem curiosa, se não estiver a navegar na Internet, o Wi-Fi irá gastar mais bateria que os dados móveis. Isto devido ao facto de que os circuitos Wi-Fi precisam de estar sempre ligados, para “ouvir” e se ligarem às redes Wi-Fi à sua volta. Entretanto, no outro lado da moeda, se não estiver a utilizar a Internet, manter os dados móveis ligados não tem grande impacto na autonomia do aparelho. Afinal, a ligação à rede está sempre ativa para chamadas e mensagens, e claro, para o seu fornecedor de rede móvel estar sempre a reunir informações sobre a sua localização.

Dito tudo isto, em uso real, como em videochamadas, streaming, etc… O Wi-Fi usa menos bateria. Porquê?

É simples, se utilizar a sua rede 3G, 4G ou 5G, o telemóvel tem de utilizar mais bateria para trocar pacotes de dados com uma antena que pode estar a grandes distâncias de si. Isto ao mesmo tempo que tem de tentar conseguir a melhor ligação possível tendo em conta as várias antenas disponíveis em certa localização.

Resumo:

  • Os smartphones preferem sempre Wi-Fi, se este estiver disponível, e com ligação à Internet. (Desligar os dados móveis para utilizar o Wi-Fi faz zero sentido, porque o smartphone já faz isto automaticamente).
  • Nenhum smartphone irá escolher dados móveis ou Wi-Fi dependendo da velocidade de cada rede. Assim, se o Wi-Fi for mais lento, vai ter uma ligação mais lenta.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Conta Google: se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Enganou-se? Anule agora mesmo um envio no Gmail!

Já aconteceu a todos enviarmos uma mensagem e depois arrependermo-nos. Isto porque dissemos o que não queríamos ou porque no segundo a seguir verificámos...

Windows 11: a versão final já está na Internet e pode descarregar!

A Microsoft anunciou que os Windows Insiders no canal Release Preview já podem deitar a mão ao novo sistema operativo. Isto é realmente importante...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!