Deixar o portátil na assistência técnica? Só se isto acontecer!

Os computadores portáteis são uma excelente alternativa aos computadores de secretária e têm a vantagem de poderem ser levados com facilidade para todo o lado. No entanto, essa conveniência também tem um senão. São significativamente mais frágeis e difíceis de reparar em comparação com uma torre ligada a periféricos como um monitor, teclado e outros. Um computador portátil combina tudo isto num único sistema com ligações frágeis no interior do chassis. Isto dificulta não só a reparação dos problemas, mas também a identificação do problema em primeiro lugar. Se surgiram alguns problemas tanto podem ser coisas simples como complicadas. Para lhe dar uma ajuda vamos dizer-lhe quais os sinais de que precisa de deixar o seu portátil na assistência técnica!

Deixar o portátil na assistência técnica? Só se isto acontecer!

Problemas com a bateria e o carregamento

Um dos problemas mais comuns relatados pelos proprietários de computadores portáteis é o mau funcionamento da bateria, especialmente em máquinas que já duram cerca de meia década. Os problemas da bateria podem manifestar-se de diferentes formas e, na maioria dos casos, a única solução é a substituição da mesma. Por exemplo, se a bateria do seu computador portátil já não consegue manter a carga ou perde toda a energia numa ou duas horas, está na altura de a substituir.

portátil assistência

Isto deve-se ao facto de os iões no interior de uma bateria se esgotarem com o tempo, após repetidos ciclos eletroquímicos de carga e descarga. Dependendo do estado de esgotamento, poderá também ver mensagens ao nível do sistema a avisar que a bateria necessita de uma visita ao centro de assistência técnica ou de uma substituição completa. Em máquinas Windows, poderá ver uma marca vermelha sobre o ícone da bateria na barra de ferramentas na parte inferior.

Entretanto com base na frequência com que carrega o seu computador portátil e quando este fica totalmente descarregado, a bateria de um computador portátil médio pode durar entre dois a cinco anos antes de começar a ter problemas visíveis de longevidade da bateria. Por outro lado, em casos extremos, o esgotamento pode ser tão grave que a bateria se recusa a manter a carga e a única forma de utilizar o computador portátil é manter a porta de carregamento ligada. Neste caso o portátil precisa mesmo de assistência.

Problemas com portas

Atualmente, os fabricantes de computadores portáteis estão a preferir cada vez mais a porta USB-C para carregamento e transferência de ficheiros. Especialmente em dispositivos finos e leves. Embora isso seja conveniente, qualquer problema de hardware com a porta prejudica o carregamento, a transferência de ficheiros e a facilidade de ligação de periféricos de uma só vez. Em máquinas mais pesadas, como os portáteis para jogos, os fabricantes continuam a preferir as suas próprias portas proprietárias devido aos elevados requisitos de alimentação. Em qualquer dos casos, a porta continua a ser a parte central da história.

portátil assistência

Agora, os problemas com as portas podem surgir de diferentes formas. Em alguns casos, pode ser sujidade na porta que está a bloquear a transferência de carga eléctrica para a bateria.

Também é possível que a culpa seja do conjunto de carregamento (adaptador ou cabo). Se for o último caso e tiver outro dispositivo com um dispositivo USB-C à mão, vale a pena verificar se o kit de carregamento funciona ou não.

Aquecimento exagerado

Se a base, ou a plataforma do teclado, do seu portátil começar a aquecer muito, é difícil encontrar o culpado. Pode ser o resultado de programas exigentes que requerem muito poder de computação ou apenas uma tonelada de atividade em segundo plano. Outro problema que pode aquecer o chassis é a temperatura ambiente elevada, que pode ser resolvida mudando para ambientes mais frescos, utilizando uma ventoinha ou permitindo apenas o fluxo de ar de base. As aberturas de ventilação e as aletas da(s) ventoinha(s) de arrefecimento entupidas também podem provocar o aumento da temperatura.

Se uma limpeza não resolver os problemas de aquecimento da bateria, tente reduzir o modo de desempenho ou definir a configuração do sistema para um perfil mais baixo. Isto pode evitar que deixe o portátil na assistência técnica.

Problemas no ecrã

Os problemas do ecrã são normalmente fáceis de detetar e de identificar a causa. Um dos problemas mais comuns é o aparecimento de linhas no painel. Para encontrar a razão subjacente e resolvê-la, os utilizadores podem tentar soluções como reiniciar o computador portátil, fechar e abrir a tampa após um breve período de arrefecimento, atualizar o software, alterar a resolução do ecrã e a taxa de atualização e atualizar os controladores do dispositivo. Existe também a opção de executar a resolução de problemas incorporada para encontrar o problema. Isto para que o PC não tenha de ir para a assistência.

Os problemas do ecrã podem também manifestar-se sob a forma de manchas pretas ou brancas. Também na forma de um conjunto de pixels que não mudam de cor, imagens distorcidas ou deformadas ou cores anormais no painel.

Entretanto alguns sinais óbvios deste último problema são a cintilação constante. Também o facto de o painel ficar permanentemente mais escuro ou simplesmente ficar preto. Isto apesar de o dispositivo ser ligado e desligado.

Ruídos

Existem várias razões para os sons ou ruídos estranhos que emanam do seu computador portátil. Se ouvir um ruído crepitante semelhante ao de um circuito elétrico, isso pode ser resultado de um arco na fonte de alimentação ou em peças ligadas.

Exemplo de portátil fino e leve de hoje em dia

O hardware de áudio dentro de um computador portátil também pode funcionar mal e produzir sons crepitantes.

A última e mais comum fonte de ruído proveniente de um PC é o ruído da ventoinha. O zumbido alto das ventoinhas pode ser o resultado de um stress excessivo na CPU que gera muito calor. Aqui uma limpeza pode ajudar.

Problemas no armazenamento

Entretanto os problemas com o hardware de armazenamento, HDD ou SSD, podem manifestar-se de várias formas. Alguns sinais comuns são o facto de a unidade de armazenamento falhar frequentemente. Também o arranque invulgarmente lento do sistema, ficheiros corrompidos que se recusam a abrir do nada, queda súbita na velocidade de transferência de ficheiros, congelamento frequente do sistema ou perda abrupta de dados de armazenamento. No caso dos discos rígidos, especificamente, se ouvir um ruído de estalido que não esteja relacionado com a atividade da ventoinha, trata-se sem dúvida de peças do disco rígido com mau funcionamento. Nesse caso o portátil precisa mesmo de ser deixado na assistência técnica.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também