Em breve as palavras-passe serão uma coisa do passado muito por culpa das chave de acesso. Isto se a Google for avante com aquilo que pretende fazer. Foi neste mês de Maio que a gigante dos motores de busca anunciou que podia começar a iniciar sessão na sua conta Google através de uma chave de acesso. A grande vantagem é que garante um nível de segurança inigualável, mesmo com a autenticação de dois fatores (2FA). Veja como é fácil definir uma chave de acesso para a sua conta Google.
Como definir uma chave de acesso para a sua conta Google
O que são chaves de acesso?
As chaves de acesso são uma alternativa segura às palavras-passe. Pense numa chave principal como um conjunto de duas palavras-passe extremamente longas que são imunes a ataques de pirataria de força bruta. Metade do conjunto reside localmente num dispositivo. A outra metade fica nos servidores de um serviço. Ou seja, nem sequer um serviço que utiliza terá um acesso completo à sua identificação. Na prática pode significar o fim do roubo de dados.
Sozinhas, as chaves de acesso não têm qualquer significado. Mas quando as duas se juntam, formam a chave mestra, e o utilizador autentica o desbloqueio da mesma normalmente através de um PIN ou de dados biométricos num dispositivo móvel.
Porque é que as chaves de acesso são mais seguras do que as palavras-passe tradicionais?
Para começar, não tem de se lembrar nem de criar palavras-passe novas e sofisticadas. Isto não é exatamente nada de novo para aqueles que utilizam um gestor de palavras-passe regularmente. Mas isso implica o risco de armazenar as suas palavras-passe e credenciais vitais num único local. Ou seja se o seu gestor de palavras-passe for pirateado, toda a sua vida digital pode ficar exposta.
Com uma chave de acesso, esse risco desaparece. Obviamente, isso irá mudar à medida que surgirem novas ferramentas e métodos ao longo do tempo por parte dos criminosos. Mas para já não há mesmo nada mais seguro.
Como definir uma chave d e acesso para a sua conta Google
Isto tanto pode ser feito no computador como no seu smartphone. O princípio é exatamente o mesmo.
Se estiver no smartphone Android visite esta ligação.
Depois terá de introduzir as credenciais de acesso à sua conta Google.
Quando entrar na sua conta tem a opção de utilizar chaves de acesso. Carregue nessa opção.
A seguir já pode utilizar as chaves de acesso para iniciar sessão. O que é que isto significa? Em vez de colocar a sua palavra-passe só tem de utilizar a impressão digital, o rosto, ou o bloqueio de ecrã para validar a identidade.
Isto é algo que deverá fazer nos dispositivos onde pretende iniciar a sessão e que têm, claro, a sua conta Google.
As chaves de acesso são uma camada extra de segurança que lhe dá uma vantagem sobre os criminosos. Na prática, mesmo que consigam o acesso ao servidor, só vão ficar com metade do que precisam para ter acesso à sua conta. Ou seja, é mesmo muito mais seguro.