Deco M5: Wifi mais fácil, mais inteligente e mais seguro


Por em

A tp-link apresentou em Lisboa alguns dos seus novos produtos, juntamente com os resultados financeiros referentes ao ano 2016. Como a área económica é um assunto mais do foro da Leak Business, vou abordar essencialmente os aspetos tecnológicos e em particular um produto que nos chamou muito à atenção: – o Deco M5.

Deco M5

O Deco M5 é a nova resposta da marca às crescentes necessidades das nossas redes domésticas. À primeira vista ficámos com a sensação que é sem dúvida das mais completas e interessantes do mercado .

É que o Deco M5 não é apenas um router, uma AP, nem apenas um power line, mas no fundo é um dispositivo de rede adaptável à necessidade de cada pessoa e com uns bónus muito interessantes que fazem deste dispositivo uma alternativa a uma serie de nichos de mercado que anteriormente oscilavam entre soluções que se tornavam problemas ou então dispositivos demasiado caros para as funções que iriam desempenhar.

Mas então o que tem o Deco M5 de especial?

  • Segurança, os dados viajam numa rede encriptada e com protecção contra  malware e exploração de vulnerabilidades (Já lá vamos).
  • Firewall SPI.
  • Gestão dos equipamentos segura via uma app para telemóvel.
  • Controlo parental (faz cada vez mais sentido), muito fácil de configurar.
  • Processador quad-core.
  • ART que permite que mesmo que o utilizador se esteja a deslocar no local abrangido a velocidade de navegação é sempre a mais rápida.
  • QOS que permite gerir a largura de banda pelos seus dispositivos.

Não quis ser demasiado técnico com a apreciação por isso vou agora tentar de forma simples explicar porque é que este dispositivo me parece tão atraente.

O primeiro para mim, que não me ligo em redes Wi-Fi públicas é saber que estou numa rede segura, onde as fragilidades  mais conhecidas do wifi estão protegidas. Outra grande vantagem é que de facto podem evitar-se os longos metros de cabo em casa e vocês sabem do que estou a falar: – é a box que tem de estar ligada por cabo, são os miúdos que não querem jogar via wifi, etc. De facto este dispositivo atendendo ao que está escrito nas suas especificações resolve estas questões.

E finalmente chegamos ao novo flagelo dos tempos modernos, ou seja, a ocupação dos canais wifi em paisagem urbana que degrada a qualidade das nossas redes em casa. Pois é, o Deco M5 também responde a esta questão, tendo “inteligência” para escolher os canais ideais para a navegação, otimizando-a em temos de eficiência e velocidade.

Deco M5

Ficamos a aguardar que nos facultem um destes equipamentos para os podermos testar e clarificarmos se estas especificações em testes reais são de facto assim. Para já promete muito.

Entretanto estiveram também em destaque outros equipamentos muito interessantes, como o novo router inteligente all-in-one com o nome de código SR20. Este dispositivo combina um router Wi-Fi avançado e um hub rápido num único dispositivo de fácil utilização. Equipado com um processador dual core a 1 GHz, oferece um rendimento Wi-Fi de 1900Mbps (1300Mbps na banda 5GHz e 550 Mbps na banda 2.4GHz), quatro portas Ethernet assim como uma porta USB 2.0 e uma USB 3.0.

Para quem se preocupa com a segurança, a TP-Link lançou a câmara NC450. Tecnologicamente avançada, disponibiliza aos utilizadores acesso e controlo em tempo real, mesmo quando está fora de casa, através da aplicação tpCamera. Até quando está fora do ângulo de visão do ecrã, a qualquer detecção de movimentos e de som, enviará imediatamente um email ou notificação via FTP. Além disso, o sensor de contacto CS100 monitoriza e alerta da abertura ou fecho de janelas e de portas, assim como de pontapés ou golpes, ao mesmo tempo que o sensor de movimento MS100 detecta o movimento e a luz ambiente.

Mas nem só de câmaras e routers se faz uma casa inteligente e como tal a TP-Link apresentou também uma linha de lâmpadas LED Wi-Fi inteligentes constituída pelos modelos LB100 e LB110. Na prática, este dispositivos oferecem um controlo completo sobre todo o sistema de iluminação da casa, sendo que todos os modelos incluem configuração, ON/OFF, programação e compatibilidade com Amazon Alexa. A LB120 pode ajustar o brilho, mas também a temperatura de cor para permitir que o LED brilhe entre uma luz fluorescente e uma luz incandescente. Além disso, o intuitivo modo circadiano permite que o utilizador acorde como se fosse a luz do próprio dia. Além desta funcionalidade, a LB130 permite mudar a cor da luz com base em qualquer possibilidade do espectro de cores.

Importa salientar que os equipamentos para uma casa inteligente que fomos referindo ao longo deste artigo operam em conjunto com a aplicação Kasa. Na prática esta app permite aos utilizadores controlarem todos os produtos Smart Home a qualquer hora e em qualquer lugar. Podem verificar, em tempo real, o estado da aplicação, ligar ou desligar os dispositivos imediatamente ou num determinado momento, e até mesmo verificarem o consumo energético.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Android O chega ao Google Pixel no início de Agosto

LG G6 Plus e LG G6 Pro são lançados a 27 de Junho

Seguinte