A DAZN vai transmitir todos os 63 jogos do novo Mundial de Clubes… mas não como se calhar esperavas. Ou seja, se pensavas que a DAZN ia aproveitar algum dos seus 6 canais, está muito enganado. Nada de canais de televisão, nem no cabo nem no satélite.
A única forma de ver os jogos é através da app ou do site da DAZN, e isto está a gerar alguma surpresa, e até desconfiança, entre os fãs do desporto rei. É obviamente uma estratégia “nova”, curiosamente em dois sentidos.
DAZN dá Mundial apenas na App. Porquê? Porque é inteligente!
Muito resumidanente, quem quiser ver… tem mesmo de instalar a app!
A app é gratuita, a transmissão dos jogos do mundial de clubes também é gratuita, e desta forma é possível meter muitos potenciais consumidores a interagir com o ecossistema da DAZN.
Ou seja, a plataforma ganha base de dados, ganha utilizadores e, acima de tudo, ganha presença. Para muitos, esta pode até ser a primeira vez que ouvem falar da DAZN, quanto mais a primeira vez que se registam num serviço de streaming desportivo.
Aliás, isto pode ser o empurrão que faltava para muitos dos que ainda vivem agarrados aos canais “normais”.
Estratégia inteligente?
A DAZN tem aplicação em tudo!
Smartphones, tablets, boxes, e claro, as próprias TVs. Até na minha LG já tenho a app instalada para ver os jogos.
A marca quer sair do modelo passivo da televisão linear e meter os utilizadores a mexer. Isto ao mesmo tempo que também se afasta da cada vez mais comum pirataria de canais desportivos.
E o que acontece com o IPTV pirata?
A verdade é que ao tornar os jogos acessíveis apenas via app e site, a DAZN pode estar a dar um passo curioso também no combate à pirataria. Não porque a medida acabe com o IPTV ilegal, mas porque obriga os consumidores a descobrirem que afinal o conteúdo legal pode ser grátis… e fácil de aceder.
Pode não acabar com o IPTV, mas pode criar um novo hábito.
Está pronto? O que acha desta estratégia?