Anuncia na Leak comercial@leak.pt
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
AI News
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews
Leak
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Novo Dacia Striker quer ser diferente, bom e barato!

por Nuno Miguel Oliveira
8 de Julho, 2026
em Auto
Tempo de leitura: 4 minutos de leitura
0
dacia
Adicionar como fonte preferida

A Dacia tem sido uma marca incrível de se acompanhar ao longo dos últimos anos. Afinal, desde que a marca entrou no Grupo Renault (sim, já existia Dacia antes), rapidamente se posicionou como alternativa low-cost. Mas, aos poucos, começou a posicionar-se como o carro que é barato e excelente para o dia-a-dia, mas que já não é demasiado barato para se começar a pensar que é feito de plástico barato que se desfaz à menor pancada.

Prova disso é a quantidade de veículos Dacia que ainda podemos encontrar nas estradas portugueses com muitos anos em cima. São máquinas de guerra autênticas.

Aliás, este Striker é o exemplo de tudo isto. É um Dacia, isso é certo. Mas, é o Dacia mais diferente de todos os Dacia. Aliás, eu acho que é o Dacia mais bonito que a fabricante alguma vez lançou no mercado europeu.

É aquele tipo de carro que muitos condutores vão ver na estrada e vão dizer “o que é aquilo?”. Finalmente!

  • Dacia Sandriders: Quando o sucesso chega, acaba a motivação?

Novo Dacia Striker quer ser diferente, bom e barato!

Se andas atento ao mercado automóvel e as estratégias das grandes marcas, sabes perfeitamente que o segmento C se transformou numa autêntica dor de cabeça para a carteira dos portugueses.

Ou seja, encontrar um carro espaçoso, moderno e com capacidades reais para a estrada e para as escapadelas de fim de semana, sem ter de contrair um crédito a perder de vista, tornou-se quase uma missão impossível.

No fim do dia, todos os carros encareceram com o acréscimo de tecnologia, muitas vezes mais de 10 mil euros, mas quem mais sofreu foi o ponto ótimo, que era o segmento C. É precisamente para quebrar este ciclo que a Dacia acaba de revelar oficialmente o Striker. O objetivo da marca é claro! Expandir a sua ofensiva depois do Bigster e criar um crossover inovador que junta o melhor de três mundos por um preço que começa abaixo dos 25.000€.

Olhando para os argumentos e para o preço, a marca romena tem tudo para faturar forte e feio no retalho nacional.

A questão agora, que mundos são estes mencionados pela própria marca?

  • Adeus gasóleo, Olá carro elétrico. Em Portugal é assim!

Um design “híbrido” que mistura carrinha, SUV e sedan

Portanto, para desenhar o Striker, os engenheiros da Dacia não se limitaram a copiar as fórmulas dos SUV convencionais que já cansam o mercado. Ou seja, decidiram arriscar num conceito estético que divide o carro em dois níveis.

Mais concretamente, acima da linha de ombros da carroçaria, temos um perfil fluido e aerodinâmico, com um para-brisas inclinado e uma linha de tejadilho alongada que pisca claramente o olho à elegância das carrinhas e dos sedans. Entretanto, abaixo dessa linha, o cenário muda por completo com superfícies verticais robustas, proteções exteriores em material Starkle resistente a riscos e uma distância ao solo generosa de até 20 cm, herdada diretamente do universo todo-o-terreno.

As dimensões explicam bem esta postura. O Striker mede 4,62 metros de comprimento, o equivalente a uma carrinha média, mas mantém-se colado ao asfalto com apenas 1,53 metros de altura total.

Isto garante uma eficiência aerodinâmica muito superior à dos SUV normais de um metro e sessenta, o que por sua vez significa que vai ser um carro mais poupado no lado do combustível, e de facto, mais agradável de ser conduzido.

Entretanto, na frente e na traseira, estreia-se a nova assinatura luminosa em “T” da marca, que abraça a grelha preta brilhante com o icónico logótipo Dacia Link.

Duas almas à escolha: Aventura ou conforto familiar?

No que toca à vida a bordo e aos níveis de equipamento, a Dacia montou duas versões muito distintas para responder às necessidades reais de cada utilizador. A versão “Extreme” é totalmente direcionada para quem tem um espírito outdoor e quer enfiar o carro na lama sem medos. Chega equipada com estofos laváveis em Microcloud, tapetes de borracha feitos com 50% de material reciclado, controlo de velocidade em descidas e uma transmissão 4×4 opcional acoplada a uma motorização híbrida de 150 cv. É o parceiro ideal para carregar material de lazer e explorar caminhos de terra batida.

dacia, motor, motorização

Dito tudo isto, se a tua praia são as viagens longas em autoestrada com a família e valorizas o descanso, a versão “Journey” é a escolha lógica.

Entretanto, vale a pena dizer… Aqui a prioridade é o conforto acústico e a comodidade! Trazendo mimos como banco do condutor com regulação elétrica, bancos e volante aquecidos, estofos em tecido suave e uma porta da bagageira com abertura elétrica.

Mas, não nos vamos fazer de anjinhos! A Dacia sabe perfeitamente que o mercado empresarial e os particulares estão fartos de ver preços inflacionados na concorrência. Ao colocar no mercado um crossover multi-energias eletrificado, com espaço de carrinha e visual robusto por menos de 25 mil euros, a marca não está apenas a lançar mais um modelo… Está a encostar os rivais à parede. Algo muito importante nesta era, onde os carros chineses são cada vez mais apelativos, e começam a ganhar cada vez mais a confiança dos consumidores.

No fim dia, acho que é um automóvel interessantíssimo, e pode até ser o produto mais importante desta “nova” Dacia. Agora falta conduzir para perceber se toda a aposta no design e tecnologia resultou num carro divertido e bem mexido.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Partilhar262EnviarPartilhar46PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Preço dos combustíveis vai disparar, Combustíveis mais económicos

Carro a engasgar depois de abastecer? Pode ser o combustível

1 dia atrás

XPENG L03 – Um elétrico compacto que quer mudar o jogo!

1 dia atrás
waze

Waze: Estradas com cores diferentes? Sim. Sabes o porquê?

2 dias atrás
Porque é que nunca deves deixar uma garrafa de água no carro ao sol

Porque é que nunca deves deixar uma garrafa de água no carro ao sol

2 dias atrás

Leak@2026 – Todos os direitos reservados

  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Adicionar como fonte preferida
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Promoções
  • Casa
  • O teu dinheiro
  • Burlas
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Vida digital
  • Especiais
    • Retro
    • Ciência
    • Jogos
    • Streaming
  • Auto
  • Reviews

Leak@2026 - Todos os direitos reservados