Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

(Curiosidade) Sabe quanto custava alugar uma cassete?

por Nuno Miguel Oliveira
19 de Outubro, 2020
em Especiais
Tempo de leitura: 2 minutos de leitura
0
clube video
Adicionar como fonte preferida na Google

Ainda se lembra dos velhinhos clube de vídeo? Onde podia ser sócio por uma quota fixa mensal ou anual, e depois pagar mais um ‘x’ por cada dia de aluguer? Ainda se lembra das multas que tinha de pagar caso se esquecesse de devolver a cassete, ou mais tarde, o DVD?

(Curiosidade) Sabe quanto custava alugar uma cassete?

Pois bem, no meu tempo, alugar um filme já não era extremamente caro, mas nos anos 70, nomeadamente em 1977, quando começaram a abrir os primeiros clubes de vídeo, a coisa ainda custava um bocadinho às mais comuns das carteiras. Afinal de contas, na altura, um sócio de um destes estabelecimentos tinha de pagar 50$ por mês, 100$ para uma sociedade ‘Lifetime’ e posteriormente, 10$ por cada filme.

Segue a Leak na Pesquisa Google Aparece no teu Discover automaticamente
Adicionar →

Apesar de parecer um bocado caro hoje em dia, quando temos plataformas como a Netflix, Disney+ ou Amazon Prime a disponibilizar milhares de séries e filmes pelo preço de um único aluguer… A verdade é que este sistema teve muito sucesso! Afinal, a primeira loja teve 600 sócios, conseguindo cerca de 15000 alugueres a meio dos anos 80.

Sabe quanto custava alugar uma cassete? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


(Curiosidade) Sabia que os Boeing 747 ainda usam disquetes?

É muito provável que hoje em dia a grande maioria dos jovens não faça a mínima ideia do que é uma disquete (floppy disk), sendo apenas algo parecido ao símbolo ‘Gravar’ de vários programas por esse mundo fora.

No entanto, apesar de ser uma tecnologia mais do que obsoleta, ainda é algo muito utilizado no mundo da computação! Nomeadamente no mundo da aviação. Por exemplo, os aviões Boeing 747-400 ainda precisam de utilizar este formato de armazenamento para receberam atualizações críticas de software.


  • Sabe o que é uma disquete? Qual era o tamanho original do formato?

Interessado no tema? Leia o resto do artigo aqui.

Newsletter Leak Grátis, semanal, sem spam
Subscrever →
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Black Friday

O Fim dos Descontos e das Pechinchas está aí!

por Nuno Miguel Oliveira
1 hora atrás

Se és daqueles que passa a vida a adiar a troca de telemóvel, ou de qualquer outro produto, à espera da Black Friday, dos Saldos de Verão ou...

Ataque à DIGI, DIGI lançou uma bomba no mercado das telecomunicações em Portugal

A rede móvel da DIGI tem segredos que precisas de conhecer!

por Nuno Miguel Oliveira
20 horas atrás

A chegada da DIGI ao mercado nacional já aconteceu há algum tempo, mas continua a dar muito que falar. Até porque existem pequenos detalhes técnicos na rede móvel...

Grande mentira? Descobre a autonomia real dos Samsung Galaxy Watch

por Bruno Fonseca
24 horas atrás

Os utilizadores juntaram-se em fóruns para expor a duração verdadeira dos relógios inteligentes da gigante sul-coreana. Descobre o que esperar antes de comprares o teu próximo smartwatch.

mundial 2026, fifa

Escândalo no Mundial 2026: IA revela o vencedor e ignora Portugal por completo

por Ana Oliveira
1 dia atrás

O arranque do Campeonato do Mundo de 2026 está a prender a atenção de milhões de adeptos. Esta edição sediada nos Estados Unidos, Canadá e México é a...

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida na Google Seguir a Leak na Google
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados