Recentemente a vertente desportiva da Seat, a Cupra, separou-se da sua marca mãe, tornando-se assim numa entidade nova e completamente re-desenhada e que se carateriza pela velocidade e sobretudo pela experiência de condução.
Ficámos a conhecer o “Cupra” pela primeira vez em 1996 com o Ibiza II e rapidamente foi incorporado noutros modelos devido ao seu sucesso de vendas. Na altura era um acrónimo para “cup-racing” e não levou muito até que fosse considerado o topo de gama da Seat, mantendo esse estatuto durante 22 anos !
Até que no dia 31 de Janeiro de 2018 a Seat anunciou que a Cupra passaria a ser uma sub-marca desportiva.
Foi revelado no Geneva Auto Show deste ano que o primeiro modelo da marca será o Cupra Ateca, que deverá dispor de 300cv de potência, utilizando o Ateca da Seat como base, estando também prometida uma variante Cupra do actual Ibiza, que deverá ter cerca de 200cv, um pouco em semelhança ao Polo GTI.
- “Infelizmente”, para os fãs do Leon, a versão Cupra deste modelo irá continuar a ser vendida na Seat na variante ST.
Foram ainda revelados ainda alguns carros concept, que irão ser a base dos novos veículos de competição da marca, estando entre eles um automóvel eléctrico chamado Cupra e-Racer, que apresenta um grande foco na aerodinâmica.
A marca comprometeu-se também a encontrar diferentes parcerias com outros fabricantes e indivíduos para completar a experiência CUPRA, afirmando que os seus produtos vão ser complementados por novas partes, acessórios e coleções.
Por muito que a marca seja desportiva, não pensa apenas em criar “carros rápidos”, pois apesar da velocidade ser importante, a experiência também o é, do toque dos materiais até aos cheiros.
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