Estes são os cuidados a ter na condução em tempo de chuva!

Como deve saber, as condições climatéricas afetam, e muito, a forma como devemos conduzir o nosso automóvel no dia-a-dia. Não é por acaso que a chegada da chuva coincide, sempre, com um aumento nos acidentes rodoviárias, um pouco por todo o pais.

Por isso mesmo, é preciso ter um maior cuidado, e acima de tudo, muita calma. Vamos tentar perceber o que podemos mudar, de forma a trazer mais segurança para a nossa condução, mas também para quem está à nossa volta. Ao fim ao cabo, com mais acidentes, temos mais trânsito, e com isso, mais condutores ‘com pressa’ para chegar ao seu destino. É a clássica pescadinha de rabo na boca, onde a pressa é sempre inimiga da perfeição.

Mas sabe quais os cuidados a ter na condução em tempos de chuva?

tempo de chuva

  • Modere a velocidade

Quem diria não é verdade!? Se calhar, com tempo de chuva, é boa ideia andar mais devagar! Afinal de contas, os limites de velocidade não estão na estrada por qualquer razão. Em regra, a sua função é garantir uma condução segura dentro desses limites impostos. No entanto, a função dos sinais não é que “deve” andar a 50 ou 70 km/h, mas sim, no máximo que a via em questão consegue oferecer em determinado momento.

Assim sendo, a palavra chave é ter uma condução defensiva e esquecer a pressa que normalmente é inimiga da perfeição. Desta forma, pondere sempre a velocidade para o tipo de estrada e condições atmosféricas.

Outra nota aqui na velocidade é que deve garantir que não efetua manobras perigosas ou mudanças de direção repentinas.

tempo de chuva

– O seu carro tem luzes. Use-as!

O segredo é ligar os médios do carro e se necessários os faróis de nevoeiro, para aumentar a visibilidade em dias de chuva. Afinal de contas, não estamos sozinhos na estrada e isto garante que vamos ser vistos mesmo em condições de visibilidade reduzida.

tempo de chuva

– Condições do seu automóvel, nomeadamente dos pneus

Pois bem, com o piso alagado o ponto mais importante para a tração são as condições dos pneus do seu carro. Assim sendo, antes de iniciar a viagem tenha sempre em consideração que deve verificar o estado dos pneus e até das pastilhas do carro.

– Condições da estrada em que circula

Nos dias de chuva existe sempre uma enorme possibilidade da acumulação de água em determinadas zonas da estrada. Aqui a intenção é tentar localizar antecipadamente estes lençóis de água e optar por uma condução defensiva. Ou seja, não faça travagens bruscas ou manobras perigosas.

tempo de chuva

Para isto, deve optar por reduzir a velocidade com a ajuda da caixa de velocidades do automóvel antes de atravessar o lençol de água. Desta forma vai aumentar a segurança do seu veículo e diminuir o risco de aquaplanagem. Além disto, com as condições climatéricas rigorosas devemos optar por uma maior distancia de segurança entre o nosso veículo, e o veículo à nossa frente.

Em suma, o segredo é garantir uma condução defensiva, as condições e estado do seu automóvel e aumentar a visibilidade na estrada. Pontos fulcrais para reduzir a chance de acidente ou males indesejados. Afinal de contas, o segredo é chegar e a pressa pode deitar tudo a perder especialmente em tempos de chuva.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!