Cuidado Samsung e Apple, os Chineses estão prontos a atacar

smartphones

Cuidado Samsung e Apple, os Chineses estão prontos a atacar – O mercado de smartphones continua a passar por uma fase de estagnação, como os relatórios de contas do último trimestre de 2018 mostram. Afinal de contas, tanto a Samsung como a Apple perderam quota de mercado para as chinesas Huawei, Xiaomi e Oppo.

Portanto, segundo dados da Gartner, a Samsung desceu dos 20.9% para os 19%, enquanto a Apple caiu dos 14% para os 13.4%.

Apesar da descida da Samsung ser a mais significativa, a da Apple acaba por ser a mais impressionante! Visto todas as dificuldades que a empresa está a ter na China, que muito se devem à guerra comercial que teima em continuar

Samsung Galaxy S10

Entretanto, as empresas Chinesas encontram-se em franco crescimento, com a Huawei a marcar a maior subida (3.2%), em 2018.

A história foi bastante similar no quarto trimestre do ano, em que a Apple viu a maior queda desde 2016. Com as 64.5 milhões de unidades que meteu no mercado, a significar uma queda de 11.8% ‘ano após ano’.

Ou seja, foi o “pior trimestre entre as maiores 5 maiores fabricantes do mercado de smarpthones.” Similarmente, a Samsung perdeu ~1%, enquanto a Huawei e Oppo subiram significativamente

Em suma, o analista de mercado da Gartner, Anshul Gupta, afirma que smartphones topo de gama, caros, com pequenas actualizações face à oferta do ano passado, estão a deixar os consumidores reticentes. Além disso, as funcionalidades que anteriormente eram exclusivas destes smartphones… Estão agora a chegar aos aparelhos de gama média, que são obviamente muito mais baratos!

Algo que revela ainda outro problema, para a Samsung… Apesar da gigante Coreana estar a apostar como nunca no segmento de gama média. A verdade é que continua a encarar uma concorrência cada vez mais forte. (Vinda da China, uma concorrência que está a chegar a cada vez mais mercados.)

Entretanto, a Samsung lançou ontem o seu novo smartphone dobrável, Galaxy Fold a começar nos 1980$. E ainda a família de smartphones Galaxy S10, que não é nada barata.


Cuidado Samsung e Apple, os Chineses estão prontos a atacar – Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!