É um cenário mais comum do que se pensa. Temos a nossa rede sem fios a funcionar muito bem, mas do nada tudo muda. O que era muito rápido fica mais lento e aparentemente não fizemos nada de especial. A questão é que basta uma simples coisa para a sua rede Wi-Fi ficar lenta e parece ser a mais inocente do mundo. Ligar um dispositivo mais antigo. Veja porquê.
Cuidado! Sabia que basta isto para a sua rede Wi-Fi ficar lenta?
Para perceber como é que um dispositivo antigo pode atrasar a sua rede, é essencial olharmos para o Wi-Fi e como funciona. As redes sem fios utilizam uma frequência de 2,4GHz ou uma frequência de 5GHz. Esta frequência define o número de ondas que passam por um local fixo num segundo. Assim, se estiver a usar Wi-Fi de 5GHz, um total de 5.000.000.000 ondas chegam ao seu smartphone num segundo.
Para transmitir dados, o router Wi-Fi altera estas ondas com base nos dados que precisam de ser enviados. Entretanto no meio disto estão diferentes protocolos. Estes protocolos definem diferentes técnicas de modulação que conduzem a uma diferença na quantidade de dados transmitidos pelo Wi-Fi.
Protocolos diferentes utilizam diferentes técnicas de modulação para transmitir dados. Devido a esta razão, um dispositivo que usa o protocolo 802.11b não consegue compreender os dados transmitidos pelo protocolo 802.11n.
Dito isto, o Wi-Fi tem de ser retro compatível e se um dispositivo 802.11b se ligar a um router que utiliza 802.11n, precisa de funcionar. Assim, para resolver este problema, o router 802.11n utiliza o protocolo 802.11b para comunicar com aquele dispositivo. É devido a esta razão que o seu Wi-Fi abranda por causa de um dispositivo mais antigo.
O que fazer?
A utilização de um Wi-Fi de dupla banda pode ajudá-lo se utilizar ambos os dispositivos utilizando os protocolos mais antigos e os mais recentes. Para resolver o seu problema, pode ligar os dispositivos mais antigos à rede 2.4GHz e os dispositivos mais recentes à banda 5GHz. Isto evitará que dispositivos mais antigos interfiram com dispositivos mais recentes, oferecendo melhores velocidades.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!