CUIDADO: Se fizer isto estraga o WiFi do seu iPhone! Não experimente

Foi descoberto um novo bug no iPhone que pode fazer com que o WiFi deixe de funcionar. Para isto não é preciso nada muito complicado. Basta ligar-se a uma rede WiFi específica. Assim que o fizer não vai conseguir-se ligar a essa rede WiFi nem a mais nenhuma. Mas já lhe vou explicar ao certo o que está a acontecer.

CUIDADO: Se fizer isto estraga o WiFi do seu iPhone! Não experimente

Esta semana um utilizador especialista em engenharia inversa, Carl Schou, encontrou um problema quando se tentava ligar ao seu hotspot pessoal chamado %p%s%s%s%s%n. Quando o tentou fazer o WiFi do iPhone foi desativado. Entretanto, sempre que o tentava ativar ele desligava-se. Depois ele alterou o nome do SSID para ver se resolvia o problema do iPhone e não resolveu.

iPhone WiFi

Isto aconteceu num iPhone XS a correr no iOS versão 14.4.2. Mas está a acontecer com outras versões.

Entretanto o site bleeping computer também fez alguns testes. Dito isto, aconteceu o mesmo e deixou de ser possível aceder a qualquer rede WiFi.

- Advertisement -

Um bug como este é algo muito sério. Sobretudo porque algumas pessoas se podem aproveitar disso para prejudicarem as pessoas que se tentarem ligar. Assim deixa-nas sem WiFi.

O que parece estar a causar este problema é a interpretação do % por parte do iPhone. 

Se este problema lhe acontecer há forma de resolver.

Para isso vá às definições. Depois na pesquisa, em cima, comece a escrever Repor. Carregue em repor as definições de rede. Depois novamente em Repor as definições de rede. Deste modo o problema estará resolvido. No entanto, não se esqueça que isto irá apagar todas as passwords Wi-Fi que tiver armazenadas no seu iPhone.

É sem dúvida um bug estranho mas que só afeta realmente quem se liga a rede WiFi com caracteres estranhos. Por isso tenha muito cuidado com as redes sem fios a que se liga. É que caso contrário poderá ficar com graves problemas no iPhone, já que não se conseguir ligar às redes pode mesmo ser uma chatice.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.