Cuidado Intel e AMD! NVIDIA vai entrar no mundo dos CPUs

A NVIDIA aproveitou a GTC 2021 para falar um pouco sobre o seu futuro, revelando que tem todas as intenções de entrar no mundo dos processadores para computadores num futuro muito próximo.

Entretanto, como reação a esta notícia, as ações da Intel caíram imediatamente 2%.



Cuidado Intel e AMD! NVIDIA vai entrar no mundo dos CPUs

NVIDIA CPUs

Portanto, o CEO da NVIDIA anunciou ontem que a gigante das placas gráficas já está a desenvolver CPUs (Central Processing Units). Tendo como base a cada vez mais popular arquitetura ARM. (Caso não saiba, a NVIDIA anda a tentar finalizar a compra da Arm Ltd. há mais de um ano).

Entretanto, tudo indica que a NVIDIA até já tem clientes para estes processadores! A começar imediatamente com o The Swiss National Supercomputing Centre e ainda o U.S. Department of Energy’s Los Alamos National Laboratory

Caso não saiba, enquanto um GPU, o grande foco da NVIDIA até aqui, é um componente mais especializado sendo normalmente utilizado para a aceleração de vário software como jogos, ou computação de dados. Pelo contrário, um CPU é um tipo de chip mais generalista, que basicamente tem de conseguir fazer tudo, não sendo especializado em nada.

Dito tudo isto, o primeiro CPU da NVIDIA já tem nome… Abram alas para a Grace!

Por enquanto, o objetivo da NVIDIA é apenas entrar no mundo dos servidores, onde a Intel ainda lidera sem qualquer rival. Isto mesmo tendo em conta a atual excelente oferta da AMD com os seus Epyc. Como? Tudo graças ao facto de as fases de atualização deste mercado serem mais demoradas, e dispendiosas.

Por isso, a NVIDIA quer convencer este mundo com um tipo de performance simplesmente avassalador!

Afinal, a NVIDIA afirma que os novos sistemas baseados no CPU Grace irão ser 10x mais rápidos que as atuais máquinas baseadas em CPUs Intel e GPUs NVIDIA. Para ter noção, segundo a NVIDIA, o que agora demora um mês no mundo dos servidores… Irá demorar apenas três dias com a oferta da gigante das placas gráficas.

Tudo graças ao facto de tanto os novos processadores como as futuras arquiteturas gráficas trabalhem em conjunto de forma assustadoramente rápida.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também