Terça-feira, Agosto 12, 2025

Cuidado com o Facebook: imagens que instalam malware

À medida que mais países obrigam os sites para adultos a implementar verificação de idade, a realidade é que, mesmo que sejam maiores de 18, os utilizadores estão a migrar para plataformas mais pequenas e menos reguladas.

O que é normal, porque ninguém está para se “verificar”. Os utilizadores querem acesso rápido e facilitado. O problema é que, nesse caminho, acabam por abrir a porta a esquemas perigosos.

Cuidado com o Facebook: imagens que instalam malware

facebook quer ia a preencher as lacunas. vai ser a loucura!

Portanto, investigadores da Malwarebytes descobriram que hackers estão a esconder malware dentro de ficheiros SVG, usando publicações falsas no Facebook como isco para conseguirem “cliques”.

O truque está no próprio formato SVG (Scalable Vector Graphics).

Ao contrário de imagens comuns como JPG ou PNG, os SVG são ficheiros baseados em código XML, capazes de incluir HTML e JavaScript. Ou seja, as mesmas linguagens usadas para criar sites interativos. Isto significa que não são apenas imagens, mas sim pequenos “programas” disfarçados de foto.

- Advertisement -

Como funciona?

Páginas com conteúdo adulto falso (muitas vezes com imagens geradas por IA) são partilhadas no Facebook. Quem clica é levado para um site onde pode surgir o pedido para descarregar um ficheiro SVG. Assim, ao abrir ou interagir com esse ficheiro, um código JavaScript escondido é executado. Esse código, disfarçado e comprimido para evitar deteção, descarrega mais malware a partir de outros sites ligados.

O objetivo principal é instalar o Trojan.JS.Likejack. Que por usa vez usa o navegador da sua máquina para fazer “likes” automáticos em páginas e publicações do Facebook. Isto aumenta a visibilidade do conteúdo no algoritmo da rede social, sem que o utilizador se aperceba. Ou seja, acaba por chegar a muitas mais pessoas (alvos).

O Facebook tenta fechar perfis e páginas suspeitas, mas os cibercriminosos estão sempre a criar novos, tornando o ciclo difícil de quebrar.

A técnica de usar SVG para espalhar malware não é nova. Porém, usada de forma particularmente engenhosa para manipular as redes sociais e atrair tráfego, acaba por ser ainda mais perigosa. Moral da história… Cuidado com os cliques, e com os downloads.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também