Inicio Especiais Cuidado com o seu SSD ou HDD! Atenção a estes sinais

Cuidado com o seu SSD ou HDD! Atenção a estes sinais

Quer tenha um PC Gaming topo de gama, ou um simples portátil para o trabalho ou escola, todos os computadores acabam por ter problemas… E na verdade, muitas dessas vezes, o problema vem da drive de armazenamento. Assim, tendo em conta que a informação é cada vez mais importante na nossa vida, talvez seja boa ideia ter atenção ao que se passa nos nossos discos, para claro está, não perder tudo de um momento para o outro.

Afinal de contas, como qualquer aparelho eletrónico, os PCs não duram para sempre. Por isso, eventualmente, os componentes vão começar a dar de si. Dito isto, enquanto trocar um componente por outro igual ou melhor é bastante fácil, a informação que se poderá perder é apenas e só insubstituível.



Cuidado com o seu SSD ou HDD! Atenção a estes sinais

SSD vs HDD

Portanto, estes são alguns dos sinais que deve ter debaixo de olho, caso comecem a acontecer na sua máquina.

1 – Barulhos estranhos

Tanto um SSD como um disco rígido HDD tradicional funcionam em silêncio. Pode ouvir um leve zumbido vindo da drive mecânica, mas nunca mais que isso. Por isso, se começar a ouvir barulhos estranhos vindos destes componentes, comece a preparar-se para a desgraça.

2 – Onde estão os meus dados?

Um dos sinais mais estranho mas mais reveladores de qualquer SSD ou HDD a dar o berro, é mesmo o desaparecimento de ficheiros. Afinal, o que armazena no seu PC não é posto num stream contínuo de bits, em vez disso, é separado e colecionado em pequenos blocos de informação. Blocos que podem estar uns ao lado dos outros, ou bastante longe uns dos outros.

Assim, basta um destes blocos ficar corrompido, e todo o ficheiro fica inutilizável, aparecendo também como corrompido, ou até pode ficar num estado em simplesmente poderá desaparecer.

Se isto acontecer, prepare-se para o pior.

3 – Lentidão

Uma mudança repentina na velocidade de uma drive pode muito bem querer dizer que algo está acontecer, e que a sua durabilidade está mesmo a chegar ao fim. Afinal, CPUs, RAM, ou GPUs não ficam mais lentos ao longo do tempo, este tipo de hardware porta-se sempre da mesma maneira. (Podem parecer mais lentos com o passar do tempo, porque as aplicações ficam mais exigentes)

Por isso, se por ventura começa a notar que os tempos de loading estão mais longos que o habitual, e que passar um ficheiro de um lado para o outro é uma dor tremenda. Tem aqui mais um sinal que o seu SSD ou HDD está a dar o berro

4 – Nem sempre consegue entrar no Sistema Operativo à primeira?

Ter um PC é também uma montanha russa, num dia tudo pode estar bem, e no outro, tudo está mal. Quem nunca acabou de jogar uma partida online, foi jantar, e quando voltou o PC tinha ido abaixo para depois não voltar a ligar? Ainda hoje isso me aconteceu, quando o cooler decidiu basicamente dizer ‘bye bye’ sem aviso prévio.

Pois bem, isto também pode acontecer com a boot drive, ou seja, o SSD ou HDD onde tem o Windows instalado. E claro, se isto acontecer, é outro mau sinal para a sua drive.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Série da Netflix vira um caso de polícia na vida real! Mas como?

Já aqui tínhamos visto antes montes de séries polémicas que tiveram o seu lugar na Netflix, e que isso até lhes proporcionou alguma fama....

Galaxy Z Fold 2 fica com um mega-problema graças ao One UI 3.0

Há alguns meses a Samsung anunciou a versão 3.0 do One UI. É baseada no Android 11. Entretanto apresenta um conjunto de novas funcionalidades...

Google Hangouts: acabaram as videochamadas em grupo!

A Google deu início às tradicionais limpezas de Natal. Assim, desta vez, o visado é o Hangouts e esta conhecida aplicação acabou de perder...

Galaxy Z Flip 2: uma grande bomba por menos dinheiro!

Quando falamos dos topos de gama da Samsung, referimo-nos normalmente às gamas S e Galaxy Note. No entanto, as coisas estão a mudar e...

(Black Friday) Software a um super preço! (Windows, Office, jogos)

Compre o Windows 10 Pro a um super preço! - Num mundo cada vez mais digital, é sempre importante ter em conta as ofertas...