HDMI 2.1 falso? Sim, é uma possibilidade! Antes de mais nada, é preciso ter a noção que existe uma diferença muito substancial entre os standards HDMI 2.0 e HDMI 2.1, o que claro está, significa que também existe uma diferença nos cabos utilizados, e também no hardware que dá vida às TVs e Monitores.
Ou seja, se por ventura tiver uma TV ou monitor com suporte ao standard HDMI 2.1, as coisas funcionam de maneira (muito) diferente, relativamente ao velho standard.
No entanto, no mercado propriamente dito, as coisas não são bem assim. Por isso, tem de ter muito cuidado, para não comprar gato por lebre.
Cuidado com o HDMI 2.1! Não se deixe enganar!
Portanto, caso não saiba, o standard HDMI 2.1 é capaz de oferecer uma saída de imagem até 4K@144Hz, isto enquanto a versão 2.0 fica pelos 4K@60Hz.
Ou seja, temos aqui uma diferença muito significativa na quantidade de informação que passa pelo cabo HDMI. No entanto, vamos ter muito boa gente enganada, porque o autoridade que rege o licenciamento do material, vai permitir que as fabricantes vendam TVs e Monitores incapazes de suportar o mais recente standard, com a informação de que o suportam. Ou seja, vai ser permitido comercializar produtos, como se tivessem suporte ao HDMI 2.1, apesar do suporte ser apenas parcial.
Até já temos um exemplo disto no mercado, na forma do novo monitor da Xiaomi (24.5” capaz de chegar aos 240Hz), com a informação de que suporta HDMI 2.1, quando na realidade, isso não é totalmente verdade. Este monitor da gigante Chinesa apenas tem suporte ao protocolo TMDS, mas não tem suporte ao protocolo mais crítico, o FRL, para garantir um aumento da largura de banda.
Porquê esta confusão?
Aparentemente, o HDMI 2.0 já não existe. Por isso, as suas especificações foram passadas para o HDMI 2.1, como se fossem um sub-set. Além diso, infelizmente, no novo standard, todas as funcionalidades, incluindo as grandes novidades, são assim opcionais. (Como o FRL, BRR, ALLM, etc…)
Em suma, vamos começar a ver um mundo, em que todas as TVs e Monitores vão ter um autocolante a dizer HDMI 2.1, quando é tudo treta! Vai ser preciso ter os olhos bem abertos, e ver as especificações técnicas de cada modelo, com muito cuidado.
Consegue imaginar comprar uma TV HDMI 2.1, a pensar na PlayStation 5 ou Xbox Series X, e depois, ficar ‘preso’ nos 4K a 60Hz? Isto vai acontecer a muito boa gente.