A máquina de secar roupa é um aparelho com o qual estamos demasiado familiarizados. É o último passo no processo de lavagem da roupa, secá-las até estarem prontas para serem guardadas. A sua utilização é bastante prática; basta carregar a roupa molhada, definir o programa e já está. Mas, embora possamos utilizar este eletrodoméstico regularmente, sabia que há vários erros que as pessoas cometem frequentemente? Assim tenha muito cuidado com isto na sua máquina de secar roupa!
Tenha muito cuidado com isto na máquina de secar roupa!
Se cometer qualquer um dos erros que referimos a seguir até o desempenho das melhores máquinas de secar roupa será afeado. Para além disso pode mesmo estar a danificar o seu aparelho ao adotar alguns destes maus hábitos. Por isso, se quer ajudar a sua máquina de secar a durar mais tempo, evite isto a todo o custo!
Não limpar a ventilação
Isto não é válido para todas as máquinas, mas ainda há muitas que funcionam desta forma. Assim o primeiro e mais importante erro é esquecer-se de limpar a conduta de ventilação da máquina de secar roupa. Assim se tem uma destas, existe uma conduta que vai da parte traseira do aparelho até ao exterior. Esta transporta a humidade que foi evaporada durante o ciclo e expulsa-a da sua casa.
No entanto, o cotão pode muitas vezes ser transportado juntamente com este ar húmido, que pode ficar preso na abertura. Isto pode não parecer um grande problema, mas o cotão pode acumular-se gradualmente e levar a um entupimento, tornando-se num sério risco de incêndio. O calor dentro do respiradouro pode provocar a combustão do cotão, pelo que é essencial que inspecione e limpe esta área regularmente.
De facto, recomendamos que limpe o respiradouro duas vezes por ano. Os sinais de excesso de cotão incluem um cheiro a queimado, a máquina de secar roupa a demorar mais tempo do que deveria ou a sobreaquecer durante o processo. Se notar algum destes sinais, pare imediatamente o ciclo e verifique a ventilação.
Não se esqueça também de limpar o filtro de cotão da própria máquina. Este recolhe a maior parte do cotão à medida que o ar passa para a saÃda de ar, pelo que também pode representar um risco de incêndio se não for verificado. De facto, terá de ser esvaziado sempre que secar uma carga de roupa.
Sobrecarga
As secadoras de roupa tendem a ter uma capacidade maior do que as máquinas de lavar. Isto deve-se ao facto de ser necessário espaço em excesso para que a carga possa tombar e rodar. Se a sua máquina de secar roupa tiver o dobro da capacidade da sua máquina de lavar, deve caber facilmente uma carga completa de roupa molhada. No entanto, quando lavamos em lotes sucessivos, a roupa molhada pode acumular-se rapidamente, especialmente se utilizar a função de lavagem rápida. E como as roupas são lavadas mais depressa do que conseguem secar, acabamos por sobrecarregar a máquina de secar roupa.
Este é um erro que deve evitar a todo o custo. Uma máquina de secar roupa sobrecarregada não consegue secar eficazmente. Assim a roupa fica demasiado compacta e não consegue rodar, pelo que o ar quente não consegue chegar a toda a carga. O resultado será um monte de roupa quente com o centro húmido. Ao não rodar, o exterior da carga também se danifica pela exposição prolongada ao calor. De um modo geral, trata-se de um desperdÃcio de energia e, ao fazê-lo, estará a dar um tratamento muito duro à sua máquina de secar roupa.
Secagem excessiva
É demasiado fácil secar demasiado e danificar os artigos numa máquina de secar roupa. Sem dar por isso, a sua roupa encolhe ou fica estragada. Para evitar secar demasiado a sua roupa, certifique-se de que está a utilizar a regulação mais adequada ao material. Algumas máquinas de secar roupa têm definições especÃficas para diferentes cargas, como toalhas, roupa de cama e roupa delicada.
Se a sua máquina de secar roupa tiver um sensor, é boa prática utilizá-lo sempre que possÃvel. Este deteta os nÃveis de humidade no interior do tambor e ajusta o tempo restante do ciclo em conformidade. Isto não só reduz a probabilidade de danos, como também poupa no consumo de energia.
Se a roupa ainda estiver húmida ao toque depois de terminado o ciclo, recomendamos que a sacuda e deixe arrefecer antes de tomar uma decisão, especialmente se tiver utilizado o sensor. Uma vez fria, terá uma melhor noção da humidade da roupa e pendurá-la para secar ao ar livre durante cerca de uma hora pode ser a melhor opção em vez de a secar demasiado na máquina.
Esquecer-se da roupa
Tal como acontece com as máquinas de lavar roupa, é fácil esquecer-se de quando a máquina de secar roupa terminou. De facto, como assumimos que a roupa está seca, muitas vezes pensamos que não há mal nenhum em deixá-la lá dentro durante o tempo que for necessário. Embora isto possa parecer uma suposição razoável, não deve deixar a roupa acabada de secar na máquina.
Se a carga não tiver secado completamente, ou se tiver secado de forma irregular, a humidade residual pode encorajar o crescimento de bactérias, levando ao aparecimento de peças malcheirosas – pelo que terá de lavar a carga novamente. Isto também pode incentivar o crescimento de bolor e mofo na sua máquina de secar roupa. É sempre melhor esvaziar e ventilar a máquina, deixando a porta aberta depois de um ciclo. Desta forma, a humidade residual pode sair.
Carregar os artigos errados
Há certos artigos de vestuário, bem como artigos domésticos, que não devem ser secos numa máquina de secar roupa. Estes objetos danificam-se facilmente durante o processo e alguns danificam mesmo o próprio aparelho. Por exemplo, os tapetes de banho com revestimento de borracha podem constituir um risco de incêndio. Verifique sempre a etiqueta de conservação dos artigos sobre os quais não tem a certeza. Esta indicará se é adequado para a máquina de secar roupa e, em caso afirmativo, quais as definições de temperatura a utilizar.