Cuidado com as placas gráficas! Não é altura de comprar

Sim, já temos muitas e boas placas gráficas abaixo do seu preço de lançamento! Podemos até dizer aleluia, visto que demorou quase 2 anos. Contudo, isto não significa que deve ir a correr e aos saltos comprar uma RTX 30, ou Radeon RX 6000… Tenha calma! Muita calma!

Cuidado com as placas gráficas! Não é altura de comprar

rtx, nvidia

Portanto, a queda de preços não se deve apenas a uma subida incrível na produção de chips.

Os preços estão finalmente abaixo da recomendação das fabricantes, porque o mundo do mining levou uma nova facada, e claro, estamos prestes a dar as boas vindas a toda uma nova geração de placas gráficas. Ao fim ao cabo, tanto as novas RTX 40, como a alternativa da AMD, Radeon RX 7000, deverão começar a chegar às prateleiras em Outubro~Novembro.

Muito resumidamente… A procura caiu a pique!

Aliás, a procura caiu tanto, que a NVIDIA decidiu adiar o lançamento das RTX 40, durante mais algum tempo, de forma a conseguir despachar todos os GPUs Ampere (RTX 30) que ainda tem em stock.

Sendo exatamente por isso, que nos tempos que correm, já consegue encontrar uma RTX 3090 Ti, RTX 3090, RTX 3080, ou RX 6900 XT, 100~200€ abaixo do seu preço ‘normal’.

Infelizmente, nas gamas médias, e gamas baixas, as quedas de preço não são assim tão significativas. Mas as coisas mudaram mesmo, e deverão continuar a mudar, à medida que a nova geração se aproxima, e a procura no lado dos consumidores continua a cair.

Especialmente quando a Intel conseguir finalmente lançar as suas placas Arc, que devem oferecer um nível de desempenho muito similar às RTX 3060~RTX 3070 Ti. Ou seja, a concorrência na gama média, e média-alta, vai aumentar ainda mais, e por isso, até aqui vamos ver preços bomba!

Que placa comprar agora?

De preferência, nenhuma.

Mas se não está a olhar para as opções mais poderosas, é bom ter em conta que enquanto vamos ver uma renovação já em 2022, não vai acontecer tudo ao mesmo tempo.

Ou seja, a NVIDIA e AMD vão começar pelas gamas mais altas! O que por sua vez significa que placas como a RTX 3060, RTX 3060 Ti, ou RX 6600, apenas irão ter uma sucessora, digna desse nome, algures em 2023. Por isso, se tiver mesmo de comprar, e conseguir encontrar placas a um bom preço, talvez seja boa ideia aproveitar.

Mas, como disse em cima, se quer algo focado na performance… Espere! É muito provável que a NVIDIA e AMD sejam capazes de duplicar a performance, em todas as gamas de preço.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Acer já vende placas gráficas Intel, mas quer vender AMD

A Acer é uma das maiores fabricantes do mundo...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...