A inteligência artificial está na moda, isto é inegável Mas é também música para os ouvidos… Dos hackers. Ou seja, com a popularidade a disparar, começaram a surgir dezenas de campanhas maliciosas que usam a IA como isco para infetar computadores. Algumas são tão bem feitas que até parecem legítimas.
Cuidado com apps de IA “milagrosas”. Podem ser vírus!
Portanto, segundo alguns estudos de mercado, estão a circular anúncios e vídeos nas redes sociais, como o TikTok, Facebook e LinkedIn, a promover apps falsas de IA. Estas apps prometem acesso gratuito a ferramentas avançadas como o Luma AI ou o InVideo, mas, na verdade, não oferecem nada, apenas instalam malware no teu PC ou smartphone.
Ou seja, os golpes estão a evoluir de uma forma completamente absurda, e como tal, deixaram de ser só e apenas pop-ups duvidosos. Vemos anúncios bem feitos a oferecer “acesso grátis durante 12 meses” a várias ferramentas populares. O que obviamente parece uma oportunidade de ouro… Porém, acaba por instalar o CyberLock, um ransomware que bloqueia o Windows e exige 50 mil dólares em Monero, alegando (ironicamente) que é para fins humanitários.
O pior? Muito boa gente está mesmo a cair nestas armadilhas. Só uma das campanhas analisadas pode ter chegado a mais de 2 milhões de pessoas na Europa.
Como sempre, a dica é simples. Não instales nada que pareça bom demais para ser verdade. Usa apenas fontes oficiais, como o ChatGPT, Gemini ou outras ferramentas de empresas conhecidas.
Além disso, protege-te. Usa gestores de passwords, faz backups regulares e evita usar a mesma palavra-passe em todo o lado. A era da IA está aí, mas o bom senso continua a ser a melhor defesa.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!