Cuidado Android! Vem aí o sistema operativo do Facebook!

Não é segredo que o Facebook quer apostar muito no hardware. De facto, já temos um ecrã inteligente e uns óculos de realidade virtual da Oculus VR. No entanto, esses equipamentos funcionam por cima de versões modificadas do Android. Ora num twist interessante, o Facebook deseja substituí-lo por algo semelhante ao “Facebook OS”. Ou seja, o sistema operativo do Facebook!

Cuidado Android! Vem aí o sistema operativo do Facebook!

Embora este não seja o nome final do sistema operativo, o The Information reportou que o Facebook está a trabalhar num sistema operativo interno para eliminar a necessidade de depender do Android. Um dos líderes deste projeto é Mark Lucovsky. Se o nome não lhe diz nada, trata-se de um ex-funcionário da Microsoft que foi co-autor do sistema operacional Windows NT.

Ficus Kirkpatrick, um dos responsáveis de realidade aumentada e realidade virtual do Facebook, conversou com o site The Verge acerca dos rumores do Facebook OS. Embora Kirkpatrick não tenha admitido que o Facebook está a trabalhar no projeto, ele disse que é possível e que o Facebook teria a ganhar se deixasse de precisar do Android.

sistema operativo do Facebook

A notícia avançada pelo site The Information deixa adivinhar que o Facebook está a tentar adotar a abordagem da Apple ao nível do hardware atual e futuro. Com isto, queremos dizer que o Facebook gostaria de ter controlo total sobre o ecossistema. Desde o design do próprio hardware até aos processadores que alimentam esse hardware. Posteriormente, também sobre o sistema operativo que executa tudo.

No entanto, o Facebook tem a reputação de não ser uma marca confiável.

Assim, parece um pouco estranho pedir às pessoas que se comprometam totalmente com o Facebook e o chamado Facebook OS em qualquer dispositivo que comprarem. Embora uma pessoa possa até querer comprar um dispositivo do Facebook como uns óculos de realidade virtual, o facto de ser “alimentado pelo Facebook OS” provavelmente seria um dissuasor para a compra e não o contrário.

Independentemente disso, o Facebook está com fortes ambições no campo do hardware. Juntamente com o Portal e Oculus, há rumores de que a empresa está a trabalhar num conjunto de óculos de realidade aumentada que os utilizadores controlam com os seus pensamentos, além de um assistente de voz para futuros altifalantes e monitores inteligentes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Duo: o smartphone que não faz falta no mercado

A Microsoft anunciou o primeiro smartphone dobrável em Outubro de 2019. No entanto ele só chegou às lojas quase um ano depois. Não se...

YouTube: finalmente já é possível descarregar vídeos no PC!

No Android e no iOS, o YouTube Premium permite armazenar conteúdos para serem visualizados offline. Entretanto a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube está...

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!