Crise a caminho dos smartphones? Será boa ideia comprar já?

Crise a caminho dos smartphones? Será boa ideia comprar já? – Atualização (26/3/2021): Samsung já avisou que está a passar por dificuldades, ao ponto de adiar o lançamento do Note 21 para 2022. Além da gigante Coreana, a Qualcomm também já anunciou que são esperadas dificuldades pelo menos até ao verão.

Aliás, até a gigante Chinesa Xiaomi, conhecida por lançar produtos de topo a um preço apelativo, já veio a público avisar que os preços podem vir a aumentar significativamente nos próximos tempos.

Assim, tudo indica que vamos ter dificuldades durante todo o ano de 2021, e a grande maioria de 2022. Aliás, é provável que a normalidade apenas volte em 2023.

Por isso, se por acaso quer um smartphone, talvez seja boa ideia avançar no imediato. Ninguém sabe o que poderá acontecer no futuro, tanto em termos de disponibilidade, como de preço.


Noticia Original: Já não é novidade para ninguém que a produção de semicondutores está completamente virada do avesso, sendo uma das grandes razões para o facto de não existir grande stock de consolas de nova geração (PS5 e Xbox Series S/X), placas gráficas, e caso não saiba, até grandes marcas automóvel tiveram de parar completamente algumas linhas de produção devido a esta escassez de componentes.

Pois bem, ao que tudo indica, a crise dos semicondutores está agora a caminho do mundo dos smartphones… Uma indústria que de forma bem curiosa, parecia estar a escapar mais ou menos ilesa.



Crise a caminho dos smartphones? Será boa ideia comprar já?

crise smartphones

Portanto, já estamos em Março, como tal, já tivemos muitos dos grandes lançamentos de smartphones para o ano novo. Como é o exemplo da gama Galaxy S21, gama Mi 11 da Xiaomi, ROG Phone da ASUS, e até o Find X3 Pro da Oppop, que vem inegavelmente atrás da posição de mercado da Huawei na Europa.

Temos também de ter em conta o lado iOS, onde a Apple lançou a sua gama iPhone 12 no fim do ano passado. Com o refresh (iPhone 13) apenas esperado para Setembro/Outubro de 2021.

Tudo máquinas que pelo menos até agora, têm chegado em grandes quantidades, sem grandes rumores ou ‘leaks’ de falta de componentes. Mas a coisa pode começar a complicar nos próximos tempos, visto que a Xiaomi e Samsung já vieram a público afirmar que já começa a ser complicado meter a mão em SoCs Qualcomm, nomeadamente nas gamas média e baixa.

Algo que rapidamente poderá chegar às gamas mais altas, onde o Snapdragon 888 reina sem dó nem piedade.

Dito tudo isto, esta situação levanta uma questão… Será que com a escassez de semicondutores, os preços dos smartphones poderão aumentar nos próximos tempos? Nomeadamente, na segunda metade do ano?

crise smartphones

Pois bem, se por acaso tem estado atento ao mundo dos computadores desktop (e de certo modo também o de portáteis), o stock é escasso, e os preços aumentaram de forma surpreendente. Especialmente no campo das placas gráficas, em que uma NVIDIA GeForce RTX 3070 que deveria custar pouco mais de 500€, está agora a 1200€, isto nas lojas oficiais.

Claro que no mundo dos smartphones, isto provavelmente não irá acontecer, visto que a concorrência é mais do que muita. Com dezenas de fabricantes a lutar pelo dinheiro do consumidor, enquanto no lado das placas gráficas temos apenas a AMD e a Intel.

Ainda assim, é possível que a segunda remessa de telemóveis de 2021 venha um pouco mais cara. Visto que as fabricantes têm de lidar com escassez de materiais, e encarecimento da compra e envio de componentes devido às recentes tarifas impostas pelo governo Norte-Americano.

Por isso, um conselho nosso é que se por acaso está a pensar mudar de telemóvel em 2021, comece já a olhar para o que está no mercado. Porque o futuro poderá ser complicado para todos os entusiastas. Ao fim ao cabo, é esperado que a crise de semicondutores apenas desapareça (e provavelmente não a 100%) em 2022.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também