Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Crise de chips acabou! Mas a NVIDIA e AMD estão à rasca

por Nuno Miguel Oliveira
1 de Julho, 2022
em Especiais
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
0
Adicionar como fonte preferida na Google

Como deve saber, a pandemia de COVID-19 trouxe toda uma nova onda de procura por produtos tecnológicos de ponta, tanto no mundo dos computadores, como no mundo dos smartphones e TVs. Aliás, de forma incrível, a pandemia foi capaz de ressuscitar o quase morto mundo dos tablets Android, graças à grande aposta nas aulas à distância e teletrabalho.

Mas, claro está, ao mesmo tempo, com o aumento da procura, também tivemos vários ‘lockdowns’! O que por sua vez dificultou as coisas no campo da produção e distribuição de materiais.

Muito resumidamente, foram vários fatores que acabaram por resultar numa gigantesca crise de produção de semicondutores, que ainda continua a ter alguns efeitos em várias indústrias, especialmente na automóvel.

Segue a Leak na Pesquisa Google Aparece no teu Discover automaticamente
Adicionar →

Mas no mundo dos computadores? Aparentemente, a coisa já está bastante mais saudável!

Aliás, está tão saudável, que a NVIDIA e AMD estão a tentar renegociar o acordo que têm com a TSMC. O que não se está a comprovar como uma tarefa fácil. Afinal, numa altura em que já pouca gente liga ao COVID, e lentamente regressamos a um estilo de vida mais normal, a procura pela tecnologia também cai.


  • NVIDIA vai ter de adiar as RTX 40. Oportunidade para a AMD?

Crise de chips acabou! Mas a TSMC não quer saber. NVIDIA e AMD estão à rasca

498P9Z

Portanto, de forma muito resumida e simples, vários clientes da TSMC querem (tentar) baixar o número de encomendas originalmente feitas. Onde, de forma mais concreta, temos de incluir a AMD e a NVIDIA, que se estão a preparar para vários lançamentos importantes. (Placas gráficas, Processadores e Motherboards no caso da AMD; e placas gráficas no caso da NVIDIA).

Dito tudo isto ao que tudo indica, a empresa que está mais à rasca é mesmo a NVIDIA! A gigante dos gráficos continua a ter um stock de GPUs Ampere (RTX 30) demasiado alto, e nesta altura do campeonato, está também a lidar com uma autêntica inundação de placas gráficas usadas, do mundo do mining, nas mais variadas plataformas de venda de material usado. Vamos por partes?

  • Já há leilões de placas gráficas usadas! É a loucura

Pois bem, tanto a AMD como a NVIDIA querem rever as suas encomendas de chips de 7nm, 6nm e 5nm, para 2022 e 2023!

No caso da AMD, a ideia é baixar um pouco as encomendas de produtos baseados nos processos de 7nm e 6nm. Isto enquanto a NVIDIA gostaria de baixar as encomendas nos 5nm, e posteriormente passar mais cedo para os 4nm. Porquê esta tentativa de mudar os termos do acordo? É que tanto a AMD como a NVIDIA pagaram de forma antecipada, de forma a conseguir reservar quota de produção em plena crise de chips. O problema é que o mercado mudou, e a quota reservada é agora demasiado alta.

rtx, nvidia

Dito tudo isto, é muito provável que a AMD consiga renegociar os seus termos, de forma mais eficaz, tal é a relação de proximidade entre as duas empresas, e claro, tal é a sua necessidade de quota de produção para as suas novas gerações de produtos.

Entretanto, no caso da NVIDIA, a coisa é um pouco mais complicada, porque além do acordo original com a TSMC, a gigante das placas gráficas tem um stock completamente absurdo de placas RTX 30 em armazém! Um stock que simplesmente não consegue vender, e muito provavelmente nunca vai ser capaz de o fazer, pelo menos não sem baixar o preço de forma muito significativa. Tudo isto ao mesmo tempo que prepara o lançamento de toda uma nova geração de placas gráficas, que claro está, vai desvalorizar ainda mais o produto em stock.

Até aqui, no caso da relação entre a TSMC e a NVIDIA, o máximo que a gigante verde das placas gráficas foi capaz de fazer, foi adiar a produção por 1 ou 2 trimestres. Além disto, a TSMC também permite a revenda da quota de produção a outras empresas de fora. No entanto, cabe à NVIDIA encontrar parceiras para essa aventura.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião acerca deste assunto na caixa de comentários em baixo.

Newsletter Leak Grátis, semanal, sem spam
Subscrever →
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Fim dos frigoríficos, Diz adeus ao teu frigorífico: a refrigeração ionocalórica está a chegar

A que temperatura deve estar o frigorífico (especialmente no Verão)

por Ana Oliveira
4 horas atrás

O frigorífico é, provavelmente, o eletrodoméstico mais subestimado da casa. Está ali, ligado vinte e quatro horas por dia, todos os dias, e raramente pensamos nele até alguma...

IA, óculos

Óculos com IA a 59€? Tiram fotos e gravam vídeo!

por Nuno Miguel Oliveira
10 horas atrás

A PCComponentes lançou o desafio, e eu aceitei. Ou seja, enviaram uns óculos IA com várias capacidades muito interessantes como captura de fotografias, captura de excertos de vídeo...

F1: As baterias trazem outros problemas inesperados.

por Nuno Miguel Oliveira
10 horas atrás

Estamos agora na ressaca do Grande Prémio do Mónaco, um evento que normalmente vale pela qualificação e não pela corrida. Mas, desta vez até tivemos sorte. O caos...

temperatura interior do automóvel

O truque para dormir com este calor sem ligar o ar condicionado

por Ana Oliveira
12 horas atrás

Há noites de verão em Portugal em que o calor simplesmente não deixa dormir. O quarto parece um forno, viras-te de um lado para o outro à procura...

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida na Google Seguir a Leak na Google
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados