O criador da Xbox original, Seamus Blackley, decidiu pedir desculpa à equipa responsável pelo projeto na altura, mas também à gigante AMD, devido à decisão, à última da hora, de trocar para processadores Intel.
Curiosamente, o pedido de desculpa do ‘Pai da Xbox’ vem a público muito perto do vigésimo aniversário da consola no mercado.
Criador da Xbox original fez um pedido de desculpas sincero à AMD!
Portanto, caso já não se lembre, a Xbox original chegou ao mercado no dia 15 de Novembro de 2001. Por isso, ainda estamos a mais ou menos um mês do vigésimo aniversário da famosa consola da Microsoft.
Mas por alguma razão, Seamus Blackley decidiu aproveitar o ‘aquecimento’ para tirar algo de cima de si, que provavelmente o está a incomodar há alguns anos.
No entanto, segundo a história, a decisão não estava nas suas mãos. A mudança esteve sempre fora do seu controlo.
Afinal de contas, a mudança aconteceu devido a uma chamada entre o CEO da Microsoft (Bill Gates) e o CEO da Intel (Andy Grove). Chamada essa que resultou na mudança de CPU, de uma solução AMD, que por acaso já estava implementada e serviu para dar vida a vários protótipos, para um Intel Pentium III.
Como é óbvio, toda a equipa responsável pelo desenvolvimento ficou boquiaberto ao saber da mudança. Aliás, no evento de anúncio da consola, os engenheiros estavam ali mesmo na fila da frente, a ver Bill Gates a falar e a demonstrar o protótipo da consola, com os demos a serem executados em hardware AMD.
Antes de mais nada… A curiosa mudança foi “um favor”, ou foi devido a preço e performance?
Segundo o ‘pai da Xbox’, a razão foi política pura, ou seja, amizade entre os dois CEOs.
É curioso não é? Um pedido de desculpa, numa altura em que a AMD é responsável pelo hardware de todas as consolas de nova geração, e até da nova Steam Deck, a nova consola/PC portátil da Valve.
Aliás, a AMD também foi responsável pelo hardware da PS4 e Xbox One, na geração passada. Por isso, é seguro dizer que a relação entre as duas empresas nunca esteve tão forte como agora.