CPUs de 32-bit? 64-bits? Para quando os 128-bits?

Como deve saber, há alguns meses atrás, a Apple ‘matou’ o suporte a todas as apps de 32-bits no seu popular Sistema Operativo iOS que dá vida à sua gama de smartphones iPhone. Uma decisão complicada, porque várias aplicações deixaram simplesmente de funcionar, por já não terem suporte dos seus developers.

Mas a vida é mesmo assim, as coisas têm de evoluir! Por isso, os CPUs de 32-bit tiveram de dar espaço aos mais recentes e robustos CPUs de 64-bits.

Mas isto levanta uma questão, tendo em conta que o primeiro processador de 64-bits chegou ao mercado em 2020… Quando é que vamos dar as boas vindas aos processadores de 128-bit?



CPUs de 32-bit? 64-bits? Para quando os 128-bits?

Processador, quad core

Portanto, muito resumidamente, ainda não existem vantagens reais que justifiquem o desenvolvimento e implementação de CPUs de 128-bits no mercado atual. Mas vamos primeiramente perceber o que é isto dos ‘bits’, com um exemplo fácil de perceber.

- Advertisement -

Como funciona um CPU de 4-bits?

Para perceber como tudo isto funciona, vamos imaginar um processador de 4-bits, com apenas 16 (2^4) comandos possíveis. Veja em baixo:

Ou seja, um CPU de 4-bits permite 2^4 comandos (16), enquanto um CPU de 64-bits permite 2^64 comandos (1.8446744e+19), um aumento impressionante não é?

A evolução dos processadores

Como teve a oportunidade de ver em cima, um processador de 4-bits é extremamente limitado, por isso, foi necessário aumentar a sua capacidade ao longo dos anos.

  • 1970 → 8 Bits
  • 1980 → 16 Bits
  • 1990 → 32 Bits
  • 2000 → 64 Bits
  • 2020 → 64 Bits

Contudo, estamos há cerca de 20 anos ‘presos’ nos 64-bits! Sabe porquê? Porque é um sistema poderoso o suficiente para executir todo o tipo de programas do nosso dia a dia. Aliás, ainda existem sistemas de 64-bits que emulam o modo de 32-bits para conseguir suportar um leque maior de aplicações, é algo que pode ainda encontrar no Windows 10 de 64-bits.

Mas o que são afinal os 64-bits?

Em suma, a ALU (unidade lógica aritmética) de 64 Bits, tem 2^64 possibilidades para representar um valor numérico ou fazer um cálculo. Ou seja, ter um CPU de 128-bit não significaria um aumento de performance. Apenas que um número maior poderia ser representado (processado) a cada ciclo de clock.

Curiosamente, alguns CPUs já possuem conjuntos de instruções SIMD (SSE, AltiVec etc…), que operam com registos vetoriais de 128 bits. Contudo, não operam em binários individuais de 128 bits. São na verdade registadores de 64 bits.

Porque razão ainda não precisamos de 128 bits?

PC

Em suma, porque não iríamos notar qualquer melhoria no desempenho do sistema como um todo. E claro, com a implementação destes processadores, seria necessário adaptar Sistemas Operativos, Motherboards, Aplicações, Drivers, etc…

Seria um gasto de tempo e dinheiro inútil.

Aliás, enquanto nos Sistemas Operativos de 32-bits existia um limite físico de 3GB de memória RAM. (Algo muito comum no Windows, quando os utilizadores instalavam a versão de 32-bits, em PCs com boas capacidades de memória). No sistema de 64-bits, a memória RAM pode chegar aos 16 exabytes. Aqui não existe qualquer tipo de limitação.

Onde é que os CPUs podem melhorar?

O objetivo das fabricantes em 2020 não é aumentar o tamanho do número que pode ser representado, nem sequer o número de cliclos por tempo (clock). O foco é o aumento de núcleos para abrir as portas a processamentos paralelos.

Algo que apresenta as suas próprias limitações, como podemos ver pela grande maioria dos jogos do mercado, que ainda não tiram partido do significativo aumento de núcleos e threads dos últimos anos. Isto ao mesmo tempo que as tecnologias de produção continuam o seu processo de miniaturização (10nm, 7nm, 5nm, 3nm, etc…), para aumentar a performance de cada transístor, ao mesmo tempo que se aumenta a eficiência energética.

Ou seja, ainda existe muito espaço para melhorar no sistema atual, antes de começar a olhar para os 128-bits.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte 1

Fonte 2

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.