PC Gaming

CPU ou memória RAM? O que tem mais impacto num computador? – Um utilizador da página da Leak, decidiu fazer algumas perguntas simples acerca do seu novo PC… E como é costume neste tipo de perguntas, de uma forma muito geral, tudo depende do uso que dá ao seu computador!

Ou seja, se aplicação ou aplicações que usa no seu dia a dia precisam realmente de muito poder computacional, ou se apenas precisa de ter muita coisa aberta, e aí já faz mais sentido olhar para a RAM. No entanto, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas que isto! Por isso vamos analisar a coisa mais profundamente.


Nota do Redator: Primeiramente, quero dizer que deve sempre tentar ter uma máquina equilibrada. Ou seja, que nenhum componente deve sobressair demasiado em relação a tudo o resto. Dessa maneira, irá conseguir jogar ou trabalhar com uma excelente qualidade sem grandes preocupações.


CPU ou memória RAM? O que tem mais impacto num computador?

Monitores

É preciso saber que utilidade damos à nossa máquina no nosso dia-a-dia. Ou seja, perceber se aquilo que fazemos dá ou não importância ao número de núcleos que temos no processador.

Se por acaso apenas usa uma aplicação que nem usa multi-threading, pode comprar um Ryzen 9 3950X com 16 núcleos e 32 threads, que não irá fazer qualquer diferença na performance. Aliás, a aplicação pode ser uma vergonha no uso do poder computacional da sua máquina… Mas ser uma autêntica besta no consumo de RAM! Um pouco como é o browser Google Chrome, que no fundo, é o pesadelo de todos os módulos de RAM do mercado.

Dito isto, geralmente, entre estes dois componentes, o mais importante é quase sempre o processador

A velocidade da sua máquina depende quase sempre do tempo que o CPU demora a processador a informação que lhe atira para cima. Dito isto, é também preciso ter em conta que o próprio processador conta com memória Cache super rápida bem ao lado dos núcleos de processamento, que irá utilizar para guardar informação. É que caso não saiba… A memória RAM só é utilizada quando já não existe espaço na cache.

Ou seja, é sempre boa ideia ter uma boa quantidade de RAM rápida, para conseguir meter tudo a funcionar uma excelente velocidade.

Conclusão

Em suma, vamos dar um exemplo apenas e só com a velocidade em GHz (sem meter núcleos e threads à mistura). Se tiver a opção de escolher entre um CPU de 2.5GHz e 8GB de RAM, ou um CPU de 1.4GHz e 16GB de RAM… Talvez seja boa ideia escolher o CPU mais rápido. Ainda assim, volto a dizer, escolha sempre a máquina mais equilibrada.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.