CPU e GPU? Esqueçam isso, abram alas para o GPGPU

A fabricante de semicondutores Tianshu Zhixin anunciou hoje o lançamento e imediata disponibilidade do seu chip GPGPU denominado de Big Island (BI). O que é isto? Pois bem, é uma solução personalizada a fundo para o mercado alvo, sendo baseada num processo de produção muito avançado e complexo, um processo de 7nm 2.5D CoWoS (chip-on-wafer-on-substrate).



CPU e GPU? Esqueçam isso, abram alas para o GPGPU

GPGPU

Portanto, como deve imaginar, não vamos ver nada disto no mercado convencional nos próximos tempos. Afinal de contas, é um produto pensado e concebido para computação HPC e IA, nomeadamente para as áreas da educação, medicina e segurança.

Curiosamente, o processo de produção parece muito similar aos 7nm da TSMC.

Dito tudo isto, os trabalho referentes a este produto começaram em 2018, com a empresa a anunciar que o chip suporta todos os formatos de processamento do mercado, onde podemos incluir FP32, FP16, BF16, INT32, INT16 e INT8.

Curiosamente, este GPGPU é capaz de oferecer o dobro da performance dos produtos já no mercado, sendo bastante mais pequeno. Afinal, em relação ao GPU NVIDIA A100 (54 mil milhões de transístores e 77.97 TFLOPs), o GPGPU é capaz de oferecer 147 TFLOPs com apenas 24 mil milhões de transístores.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Tesla Model 2: as últimas imagens do novo carro “barato”

O fundador da Tesla, Elon Musk, revelou recentemente mais informações sobre o "Tesla barato" Model 2. No entanto, ainda não eram conhecidas as imagens...

Apple vai apostar na resolução com o novo MacBook Pro!

Como deve saber, depois do iPhone 13, todos os holofotes estão agora apontados ao redesign do MacBook Pro! Um portátil que além de apostar...

Google acaba de lançar update de emergência para o Chrome!

A Google lançou o Chrome 94.0.4606.61 para Windows, Mac e Linux que consiste num update de emergência para uma falha perigosa que já está...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!