Cozinha: estes são os equipamentos que gastam mais luz!

Normalmente os equipamentos que mais gastam energia em casa estão concentrados na sala e na cozinha. Afinal de contas são aqueles que têm mais ocupação quando não estamos a dormir. De facto, o contributo da cozinha para a conta da luz é gritante. E há uma curiosidade muito interessante. É que ao contrário do que podemos pensar não são necessariamente os equipamentos maiores que gastam mais. De facto, há um que até é bem pequeno e é um verdadeiro vampiro de energia. Assim vamos dizer-lhe quais os equipamentos que gastam mais luz na sua cozinha. Isto para fazer algumas escolhas que podem ajudar a poupar muito dinheiro até ao final do mês.

Cozinha: estes são os equipamentos que gastam mais luz!

Há uma questão surpreendente. Em muitos casos os dispositivos mais pequenos que temos em casa são os que utilizam a maior quantidade de watts de energia. Por exemplo, o jarro de água elétrico consome 20 vezes mais watts que um frigorífico. Já o ferro de engomar utiliza em média 2800 watts. Isto é 200 vezes mais o que gasta o carregador do seu smartphone.

Quanto gastam em média os equipamentos domésticos mais utilizados na cozinha?

Em alguns casos os valores que vamos revelar a seguir podem ser uma surpresa. Isto porque partimos do princípio que os equipamentos maiores gastam mais, no entanto não é assim.

Em primeiro lugar na lista dos mais gastadores ao nível da cozinha está o jarro elétrico com 3000W. Tem um empate técnico com o Forno embora alguns até possam gastar mais do que 3000W. Depois o ferro de engomar com 2800W. Depois a mais gastadora é a máquina de secar roupa com um consumo de 2500W.

Logo a seguir surge a máquina de lavar roupa com um consumo de 2200 watts e empata com a máquina de lavar louça.  Quase colada está a torradeira com 2000W de consumo. Já o micro-ondas consome cerca de 2000Watts. Depois na lista dos gastadores está a fritadeira elétrica (normal ou de ar quente) com um consumo a rondar os 1700W. O frigorífico é o que mais se destaca nesta lista pelo baixo consumo. Assim temos 150Watts.

Atenção ao que combina na ligação nas tomadas

De facto não depende do que se liga mas daquilo que cada dispositivo gasta. Podemos ter uma extensão com sete tomadas totalmente ocupadas e sem qualquer problema, ou outra apenas com duas que nos deixa em perigo. A ideia é sempre verificarmos quantos watts consome cada equipamento. Depois somamos tudo o que se liga à tomada. Se não ultrapassar os 3000 watts não há qualquer problema. Se ultrapassar então a extensão pode aquecer e há o risco de incêndio.

O primeiro exemplo é não juntar a máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça. Quer dizer, desde que não funcionem ao mesmo tempo não há problema. Agora se funcionarem em simultâneo já é mais perigoso. Isto porque ambas consomem cerca de 2200 watts o que somado ultrapassa significativamente os 3000.

Também não deve ligar ao mesmo tempo o jarro de água elétrico e a torradeira. O jarro consome como referi acima 3000 watts e a torradeira 2000. Mais uma vez refiro que se for em separado não há qualquer problema.

cozinha luz

Outra coisa que eventualmente também não deve fazer e apesar de ser uma combinação mais estranha é ligar o secador de cabeço e o ferro de passar à mesma ficha em simultâneo. O ferro de engomar consome 2800 watts e o secador de cabelo 2200.

cozinha luz

Apesar da dimensão o frigorífico é daqueles equipamentos que pode ser mais facilmente partilhado por ter um consumo mais reduzido.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Artifact: Uma rede social baseada em Inteligência Artificial

Já andamos a ouvir falar de Inteligência Artificial há...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...