COVID-19 (Coronavírus): Cuidado com pânico! Lide com a ansiedade!


Por em

COVID-19 (Coronavírus): Cuidado com pânico! Lide com a ansiedade! – Temos vistos coisas de deixar qualquer um impressionado com a falta de civismo e de noção da nossa população. São corridas loucas aos supermercados para encher as despensas de comida e… Papel higiénico, bem como vários jovens que sem aulas prontamente se dirigiram às praias e bares mais próximos.

No entanto, enquanto alguns demonstram níveis de preocupação super baixos, outros estão a entrar em pânico. Temos muito boa gente que tem todos os dias de ir trabalhar, muitas vezes de transportes públicos, para depois terem de enfrentar muitas outras pessoas abaladas com toda a situação, sejam colegas de trabalho ou tradicionais clientes.

É uma situação que não é realmente fácil para ninguém, especialmente para quem está a lidar com tudo isto na fila da frente, como o pessoal dos supermercados, farmacêuticos, enfermeiros e médicos. É preciso ter a plena noção que estas pessoas são como nós, que têm família em casa, e que estão a por a sua vida e a da sua família em risco.



COVID-19 (Coronavírus): Cuidado com pânico! Aprenda a lidar com a ansiedade!

coronavírus

É provável que alguns de vocês já tenham notado que estão mais cansados devido a tudo o que se está a passar, tal é o stress e preocupação em cima de cada um de nós.

Pessoalmente, não tenho dormido muito bem, com o pensamento nas consequências de tudo isto, seja na minha saúde, na saúde das pessoas que me são próximas, e até do meu futuro, visto que a economia mundial vai sofrer e bem com o impacto desta epidemia.

Ou seja, mesmo que sejamos muito fortes psicologicamente, tudo isto traz para cima de nós uma quantidade enorme de ansiedade e desgaste mental. Estamos a passar por algo completamente novo. Mas como é óbvio, temos de tentar lutar da melhor maneira, mantendo hábitos de descanso, entre outras coisas.

Eis uma mensagem de uma psicóloga (Soraia Morais): (link aqui)

“A situação que todos atravessamos, exige medidas que devem ser cumpridas, e respeitadas para o bem comum. Estas medidas (não ideais, mas necessárias) bem como a informação que circula em tempo real e ou outras informações, despertam sentimentos tais como o medo, a dúvida/incerteza, a culpa, a competência/incompetência, o alarme e o exagero. Face a estes sentimentos, é mobilizada a ansiedade como resposta.”

Recomendações:

– Segue, estritamente, as orientações da DGS/SNS;

– Tem bons hábitos de sono – um bom descanso promove maior consciência e melhor raciocínio. Dormir pouco, ou mal, também prejudica a nossa imunidade;

– Mantém a rotina – extremamente crucial para o bem-estar;

– Mantém o contacto com as pessoas importantes para ti (de forma a que o isolamento não se transforme numa prisão e, permita uma partilha sobre o que é sentido);

– Caso sintas que a informação constante e por vezes dramática sobre o tema te está a causar demasiado stress limita a tua exposição a notícias. Vê menos ou pede a alguém próximo que veja e te mantenha informado do que for realmente importante.


COVID-19 (Coronavírus): Cuidado com pânico! Lide com a ansiedade! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Informação partilhada primeiramente pelo site Ainanas aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured, Fora da Caixa, Saúde

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung Galaxy A6, A7 e A80 vão receber o Android 10 em breve!

(Especial) Será que já vale a pena comprar PCs Pré-Feitos?

Seguinte