Coronavírus: os purificadores de ar ajudam a combater os vírus?


Por em

Devido à epidemia atual, houve uma corrida aos purificadores de ar. O objetivo é simples. As pessoas têm como objetivo melhorar a qualidade do ar interno e impedir a transmissão de vírus. No entanto, numa conferência de imprensa que decorreu hoje na China, alguns especialistas revelaram que os purificadores de ar podem não necessariamente filtrar os vírus.

Coronavírus: os purificadores de ar ajudam a combater os vírus?

Feng Luzhao, investigador do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da China, afirmou que os purificadores de ar que estão disponíveis no mercado são compostos por ventiladores e dispositivos de filtragem. Assim, o ventilador suga o ar da casa e o sistema de limpeza filtra vários poluentes. Depois liberta o ar filtrado. No entanto, a filtragem de ar não mata vírus ou outros microorganismos patogénicos. Dito isto, pode não filtrar o vírus.

purificadores de ar

De facto, os purificadores de ar são adequados principalmente para um ou mais poluentes no ar. Ao mesmo tempo, os especialistas também referem que a maioria das famílias insistem na ventilação diária. Porém, como a temperatura atual é relativamente baixa, ao abrirem a janela para ventilar, é preciso ter-se cuidado com as grandes diferenças de temperatura entre interior e exterior para evitar constipações.

Atualmente, as tecnologias de purificação de ar mais normalmente utilizadas são a tecnologia de adsorção, tecnologia de iões negativos (positivos), tecnologia de filtragem de alta eficiência HEPA, tecnologia de recolha de poeira eletrostática, entre outras. Para este feito são normalmente utilizados um fotocatalisador, carvão ativado, fibra sintética, etc. Na prática, os purificadores de ar existentes no mercado utilizam principalmente várias tecnologias de purificação e muitos materiais em simultâneo. São muito eficazes para eliminar detritos do ar. No entanto, as ameaças vivas não entram neste grupo.

Logo, aqueles que pensam que estes equipamentos podem ajudá-los a evitar vírus devem pensar em outras abordagens. Queremos dizer que os purificadores de ar têm um certo objetivo. E em nenhum deles está a eliminação de vírus.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured, Saúde

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Ford suspende entregas do novo Puma devido a problema no Airbag

Snapdragon 865 Plus chega no terceiro trimestre de 2020

Seguinte