Tal como o corpo humano, os automóveis que não estão a funcionar corretamente apresentam determinados sintomas. Estes sinais reveladores podem ser sons que se ouvem ou, em alguns casos, o fumo do escape que se vê. O fumo de escape colorido é um exemplo óbvio de algo errado com o seu motor. É crítico porque, ao contrário de outros problemas, o fumo de escape está diretamente ligado ao motor do automóvel. Mas sabe o que significam as diferentes cores?
O que significam as cores do fumo do escape do seu automóvel!
Idealmente, os fumos de escape devem ser incolores, essencialmente invisíveis. No entanto, os fatores ambientais e as avarias do motor podem dar origem a cores. Felizmente, pode utilizar estas pistas visuais para diagnosticar e, em última análise, reparar o seu automóvel.
Pouca ou nenhuma cor de fumo de escape
Se o fumo de escape do seu automóvel for completamente incolor, isto indica geralmente que o processo de combustão no motor está a funcionar de forma eficiente e limpa. O combustível está a ser completamente queimado, produzindo vapor de água (H2O) e dióxido de carbono (CO2) como principais subprodutos. Estes gases são invisíveis em condições normais, dando origem a uma aparência incolor no escape.
Consequentemente, a ausência de fumo visível ou de cores invulgares no escape indica que o motor e os seus sistemas associados, tais como o combustível e a admissão de ar, a ignição e os sistemas de escape, estão em boas condições de funcionamento.
O escape incolor também significa que o seu automóvel está em conformidade com as normas ambientais. Os veículos concebidos para cumprir normas ambientais rigorosas têm como objetivo uma combustão completa para minimizar a emissão de poluentes nocivos. Um escape incolor é frequentemente um sinal de que o veículo cumpre estas normas, graças ao funcionamento eficiente do motor e a sistemas de tratamento de escape eficazes, como os conversores catalíticos.
Fumo branco
O fumo de escape branco indica normalmente a presença de mais água (ou vapor de água) do que o habitual. Se não for água, então outros produtos à base de água, como o líquido de refrigeração, podem estar na câmara de combustão.
Poderá então questionar-se sobre o fumo branco que vê nas manhãs de orvalho quando liga o seu carro. Será que isso indica que há algo de errado? Não se preocupe; uma pequena quantidade de fumo branco no arranque é apenas condensação a queimar, especialmente nos dias mais frios. Isto é normal e deve dissipar-se rapidamente. Se persistir, então pode estar a lidar com algo mais do que condensação.
Se o fumo for fino, como vapor, e aparecer de forma mais proeminente durante o arranque, pode sugerir uma fuga de líquido de refrigeração para a câmara de combustão. Isto acontece quando a junta da cabeça está danificada ou existe uma fenda no bloco do motor ou na cabeça do cilindro. À medida que o líquido de refrigeração se queima, produz fumo branco. Esta é uma fuga interna de líquido de refrigeração e uma das principais razões pelas quais o seu automóvel perde líquido de refrigeração e sobreaquece.
Fumo azul
O fumo azul que sai de um carro indica, normalmente, a queima de óleo na câmara de combustão. Ao contrário do fumo branco, que está frequentemente relacionado com o líquido de refrigeração, o fumo azul indica um problema com o óleo do motor.
O óleo do motor é crucial para o arrefecimento e a lubrificação do motor. Mas num sistema tão intrincado e complexo como um motor de combustão, uma coisa boa no sítio errado pode ter más consequências.
Outra razão comum são os vedantes das válvulas danificados ou gastos. Estes ajudam a controlar o fluxo de óleo à volta das válvulas do motor. Se se desgastarem, o óleo pode entrar na câmara de combustão e queimar, produzindo fumo azul.
Fumo preto
O fumo negro do escape de um automóvel indica normalmente uma mistura de combustível demasiado rica. Isto significa que há demasiado combustível e pouco ar a ser queimado nas câmaras de combustão do motor. Esta condição pode resultar de vários problemas, conduzindo a uma combustão ineficiente e potencialmente a uma diminuição do desempenho, a um aumento do consumo de combustível e a emissões mais elevadas.
Os fumos negros e azuis são mais comuns nos motores a gasóleo e existe um artigo dedicado que explica a sua ocorrência. Se for relevante para si, deve consultá-lo.
Fumo cinzento
Qualquer uma das cores listadas acima em menor concentração pode parecer cinzenta. Por isso, os fumos de escape cinzentos podem indicar uma variedade de problemas. Ao contrário dos sinais diretos dos fumos brancos, azuis ou pretos, o fumo cinzento é o coringa que pode indicar alguns problemas sob o capô do seu carro. É um pouco complicado porque o fumo cinzento pode aparecer por várias razões que não são tão claras.
O seu automóvel pode estar a queimar um pouco de óleo, mas não de uma forma tão óbvia como no caso do fumo azul. Pode ser um sinal de uma pequena fuga de óleo ou os primeiros sinais de desgaste em peças como os vedantes das válvulas ou os anéis do pistão. O seu motor está a deixar entrar óleo em locais onde não deveria estar, mas apenas um pouco de cada vez, o que pode fazer com que o escape pareça cinzento em vez de azul.
O fumo cinzento também pode indicar problemas com a forma como o seu automóvel mistura o combustível e o ar. Poderá ter injectores de combustível defeituosos que não permitem que o ar e o combustível se misturem corretamente. No entanto, ainda não é suficientemente mau para emitir fumo negro, mas continua a não estar em bom estado.
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