Windows: Copilot vai chegar ao Explorador de Ficheiros!

Depois de adicionar o Copilot ao Notepad e as funcionalidades de IA a aplicações como o Paint e a app de Fotografias, a Microsoft está agora a trazê-lo para o Explorador de Ficheiros. No Windows 11 Build 26080 ou mais recente, uma nova entrada no menu de contexto permite-lhe enviar o ficheiro selecionado para o painel do Copilot. Em seguida, pode fazer perguntas à IA sobre o documento carregado.

Windows: Copilot vai chegar ao Explorador de Ficheiros!

A Microsoft tem trabalhado na integração do Copilot no Explorador de Ficheiros há já algum tempo. A função foi detetada pela primeira vez por PhantomOfEarth no X em janeiro de 2024. Como foi referido no X, esta função chama-se de “CopilotFEContextMenu”, onde “FE” significa “Explorador de Ficheiros”.

Não era claro como o Copilot poderia funcionar com o Explorador de Ficheiros, mas graças a uma atualização recente, temos agora uma pequena ideia. Como se pode ver nas imagens abaixo, pode clicar com o botão direito do rato em qualquer ficheiro dentro ou fora do Explorador de Ficheiros e selecionar entre “acções” como “Enviar para o Copilot” e “Resumir” utilizando o Copilot.

Pode enviar o ficheiro diretamente para o Copilot e fazer perguntas sobre o mesmo. Ou pode clicar em “resumir”, que também envia o ficheiro para o Copilot, mas com uma mensagem que resume rapidamente o documento em pontos.

- Advertisement -

Quando clica no botão, o painel do Copilot abre-se no ambiente de trabalho e pede-lhe autorização antes de ir buscar o documento.

Nos testes feitos pelo WindowsLatest a funcionalidade não parece funcionar e começa a resumir a palavra “resumir”, mas isso faz sentido uma vez que a Microsoft ainda não confirmou a integração do Copilot no Explorador de Ficheiros.

Além disso, a integração do Copilot no Explorador de Ficheiros não se limitará apenas a estas duas acções. Por exemplo, a Microsoft poderá também introduzir a opção “reescrever” quando enviar um dos documentos para o Copilot. Da mesma forma, se selecionar uma imagem e a enviar para o Copilot, poderá “Aumentar a escala” e “Remover fundo”.

É possível que o menu de contexto possa acrescentar outras “acções” nas próximas versões de pré-visualização.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.