Como não pagar pelas cópias de segurança do WhatsApp

Até agora, as cópia de segurança das conversas do WhatsApp eram grátis. No entanto, em breve, estas cópias de segurança começarão a contar para a sua quota de armazenamento do Google Drive. Assim que ultrapassar os 15GB que tem para tudo (Gmail, Google Fotos, Google Drive) na sua conta terá de pagar. Acredite que é algo muito fácil de acontecer. No entanto, pode-se prevenir. Assim mesmo que as cópias de segurança no WhatsApp deixem de ser grátis uma vez que passam a contar para os 15GB há soluções para não ter de pagar por ultrapassar o limite de armazenamento. Assim vamos dizer-lhe como não pagar pelas cópias

Como não pagar pelas cópias de segurança do WhatsApp

As cópias de segurança no WhatsApp são uma coisa que ocupa muito espaço. Isto porque para além de serem guardadas conversas, vão também à boleia os ficheiros multimédia que recebemos. Como resultado disto alguns backups podem ter mais de 10GB. Ora se juntarmos isto ao espaço ocupado pelo Gmail e pelo Google Fotos, já para não falar do Google Drive, na sua conta Google verá que não sobra nada. O resultado é que vai ter de começar a pagar uma subscrição mensal.

WhatsApp conversas secretas, WhatsApp duas atualizações, função do WhatsApp, esconder conversas trancadas no WhatsApp, Canais do WhatsApp, melhorar a qualidade do áudio no WhatsApp, novidades do WhatsApp, partilhar imagens em alta resolução no WhatsApp, WhatsApp conversas com números desconhecidos, continuar a utilizar o WhatsApp

No entanto, há algumas coisas que pode fazer para que isto não aconteça.

A Google anunciou a 14 de novembro que “as cópias de segurança do WhatsApp no Android vão começar a contar para o limite de armazenamento da sua Conta Google, à semelhança da forma como as cópias de segurança do WhatsApp são tratadas noutras plataformas móveis”.

Esta alteração começará a ser implementada para os utilizadores do WhatsApp Beta em dezembro de 2023, e depois para todos os utilizadores do WhatsApp no Android a partir do início de 2024. Isto significa que ainda tem algum tempo para fazer cópias de segurança das suas mensagens do WhatsApp para o Google Drive gratuitamente.

Cada conta Google vem com 15 GB de armazenamento gratuito partilhado entre o Google Drive, o Gmail e o Google Fotos, como referi acima. Se faz regularmente cópias de segurança dos dados no seu telefone ou tem a cópia de segurança automática ativada, é provável que já tenha utilizado uma parte desse armazenamento gratuito.

Para verificar a quantidade de armazenamento que lhe resta, abra a aplicação Google Drive no seu telefone e toque no menu de três linhas. Se tiver utilizado mais de 75% do armazenamento total, recomendamos que faça já algumas alterações.

Crie já uma cópia de segurança antes das novas regras

Ainda há algum tempo até que a alteração entre em vigor para todos os utilizadores do WhatsApp, por isso a primeira coisa que deve fazer agora é fazer uma cópia de segurança das suas conversas do WhatsApp antes do prazo.

Para o fazer, abra o WhatsApp e toque no menu de três pontos, depois vá a Definições > Conversas > Cópia de segurança das conversas. Se a sua conta Google ainda não estiver ligada ao WhatsApp, toque em Conta Google e inicie sessão. Uma vez ligado, toque em Fazer cópia de segurança e aguarde que o processo seja concluído.

Exclua vídeos das cópias de segurança

Os vídeos ocupam muito espaço, muito mais do que imagens e texto combinados. Por isso, para evitar encher o seu armazenamento do Google Drive após o prazo, pode desativar a opção Incluir vídeos no menu de cópia de segurança.

Liberte espaço de armazenamento na sua conta Google

Se a sua conta Google já não tem muito espaço de armazenamento, está na altura de eliminar algumas coisas. É provável que a maior parte do armazenamento no seu Google Drive esteja a ser ocupado pelo Google Fotos, por isso comece por aí. Abra a aplicação Google Fotos, toque na sua imagem de perfil e toque em Armazenamento da conta.

Aqui, verá as suas fotografias e vídeos divididos em categorias como Fotografias e vídeos grandes, Fotografias desfocadas e Capturas de ecrã. Também poderá ver a quantidade de armazenamento que cada categoria está a ocupar. Reveja todas elas e elimine os ficheiros que já não são importantes para si. Isto foi algo de que falámos aqui e é realmente importante.

Faça uma cópia de segurança do seu WhatsApp antes que seja tarde demais
Se ainda não o fez, deve fazer imediatamente uma cópia de segurança das suas conversas do WhatsApp. A Google ainda não mencionou a data exata em que esta alteração entrará em vigor para todos os utilizadores do WhatsApp, por isso é mais sensato ser proativo para evitar perder as suas conversas.

Após a data limite, as cópias de segurança das conversas do WhatsApp começarão a contar para os 15 GB de armazenamento gratuito da Conta Google. Para garantir que não os esgota, recomendamos que crie cópias de segurança apenas uma vez por mês e que exclua os vídeos das mesmas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.