Coolpad Dual Space: configurar um espaço privado seguro e secreto no Coolpad Torino

78526
2
Share:

A segurança é, cada vez mais, uma consideração quando compramos um smartphone, principalmente quando o vamos utilizar para negócios ou pagamentos wireless. É por isso que destacamos o Dual Space do Coolpad Torino, que permite criar um segundo telemóvel estanque e protegido, dentro do nosso dispositivo.

No entanto, a criação do espaço privado no Coolpad Torino não é totalmente óbvia. Portanto, para benefício dos nossos leitore, vamos mostrar como tirar o máximo partido desta excelente opção. 

Todos os passos deste tutorial são pertinentes para qualquer Coolpad com Dual Space, incluindo o Coolpad Max. 

O que é o Espaço Privado do Coolpad Torino

Este ícone faz a diferença em termos de segurança.

Este ícone faz a diferença em termos de segurança.

Hoje em dia, a criação de perfis diferentes dentro do mesmo smartphone é algo quotidiano. A opção permite – entre outras coisas – partilhar o dispositivo com os filhos ou familiares, sem ccomprometer a funcionalidade ou misturar dados.

O Dual Space do Coolpad Torino vai mais longe e cria um segundo telemóvel virtual dentro do dispositivo, ideal para separar dados profissionais e pessoais, ou informações sensíveis. A separação garante que se algum vírus contaminar o espaço principal, o privado permanente seguro, tal como os nossos dados aí guardado.

Com um espaço privado em separado, podemos manter em simultâneo duas contas Facebook, por exemplo.

Mas podemos também ter contas de email separadas do espaço principal para dados profissionais, ou concentrar aqui os dados bancários ou de pagamento.

Por isso, o Espaço Privado oferecido pela Coolpad é, Inquestionavelmente algo que têm de experimentar. Afinal, foi a escolha da CES 2016 de Las Vegas, para melhor solução de encriptação num smartphone.

Como criar o Espaço Privado

Para criar o espaço privado no Coolpad Torino, basta encontrar o ícone com a chave que diz Espaço Privado. Automaticamente, o espaço é criado.
No entanto, caso o ícone não apareça, o nosso conselho é que vá às definições, force a paragem da app e reinicie o dispositivo, após o que a app aparecerá.

A entrada no espaço privado acabado de criar.

A entrada no espaço privado acabado de criar.

Uma vez no Espaço Privado, voltar ao principal é uma questão de pressionar o ícone da casa.

Mais fácil não podia ser. Nem se imagina para que seria necessário um tutorial, excepto que daqui para a frente as coisas ficam mais interessantes!

Tornar o Espaço Privado secreto e inviolável

Agora que está tudo programado, pode parecer estranho um espaço privado ser tão facilmente acessível por qualquer pessoa a partir do ecrã principal.

O software do Coolpad Torino não é óbvio, mas existe uma maneira de tornar o Espaço Privado impermeável a qualquer outro utilizador.

Para tal, temos de ir ao gestor de impressões digitais e atribuir uma impressão digital à mudança de espaços.

Configure uma impressão digital, e o espaço privado passa a secreto.

Configure uma impressão digital, e o espaço privado passa a secreto.

O Coolpad não permitirá que voltemos a inserir uma impressão já existente, e isto é fundamental.

A seguir, voltamos à Gestão de Espaços, e escolhemos a opção de esconder o espaço privado.

A partir deste momento, não só o Espaço Privado fica invisível, como o único modo de lá chegar será com a impressão digital, obtendo-se máxima segurança do Espaço Privado!

Outras configurações

A partir do momento em que o Espaço Privado está criado, ele já estará pronto a receber os seus dados privados. No entanto, existem outras configurações a levar em conta.

O ponto para estas configurações é o item Gestão de Espaços, que pode ser acedido através do ícone Configurar. O acesso é protegido pela nossa impressão digital e podemos configurar uma password para segurança extra.

Desde logo, podemos ir ao espaço privado e limpar os dados do espaço ou bloquear apps específicas.
Recepção de chamadas e SMS: podemos reservar o espaço privado para dados sensíveis, e não querer aí receber mensagens ou chamadas. Ou podemos querer precisamente o contrário. É aqui que o configuraremos.

Logo abaixo, podemos optar por mostrar no espaço principal as notificações de novas SMS ou redes sociai.

O Espaço Privado pode ainda ser configurado para aparecer logo no ecrã de desbloqueio, algo que não aconselhamos, já que preferimos a omissão completa da sua existência.

Considerações finais

Portanto, aqui fica um tutorial simples que deixa um modo inicialmente nada óbvio de fechar o Espaço Privado a sete chaves, sem que ninguém lá consiga entrar.

Se a sua vida profissional e particular se misturam no smartphone, esta é uma funcionalidade que tem mesmo de experimentar.

O espaço privado é uma excelente ideia, e uma ideia que garante segurança extra. Afinal, após a configuração, mesmo que alguém saiba o que encontrar, tem duas impressões digitais para ultrapassar.

Não esquecer que o Espaço Privado é tão mais seguro, quanto mais responsavelmente o utilizarmos.


Share:

2 comentários

Deixe uma resposta