Caso tenha sentido que algo faltava no Google Maps nos últimos dias, saiba que não estava sozinho. De facto, um bug verdadeiramente frustrante fez desaparecer os controlos de música da interface de navegação durante o fim de semana. Isto deixou os condutores sem acesso rápido para tocar, pausar ou saltar faixas nas suas apps de streaming.
A ausência foi tão completa que até as definições associadas se evaporaram da aplicação.
Consequentemente, o pânico instalou-se na comunidade de utilizadores. Muitos se questionaram se seria este o fim de mais uma funcionalidade útil, a caminho do tristemente famoso cemitério da Google.
Felizmente, a empresa veio a público pôr um travão nos rumores. A Google clarificou que se tratava apenas de um bug e, portanto, garantiu que estava a trabalhar ativamente numa solução para o problema que afetava os controlos de multimédia.
Finalmente, essa solução chegou e podemos confirmar que os controlos estão de volta.
O regresso dos controlos de música, mas com uma condição
No entanto, nem tudo voltou a ser exatamente como dantes. Em primeiro lugar, é importante notar que a correção parece estar a ser feita do lado do servidor, uma vez que as versões da app afetadas são as mesmas que agora veem a funcionalidade regressar.
Além disso, há um novo passo que é preciso conhecer para aceder aos controlos. Anteriormente, os botões apareciam na barra inferior de navegação. Pelo contrário, agora é preciso tocar ou deslizar essa barra para cima para a expandir. Só depois é que os controlos de reprodução, pausa e avanço se tornam visíveis.
Como controlar as definições
Adicionalmente, as definições para esta funcionalidade também regressaram à aplicação. É possível encontrá-las exatamente onde estavam antes, em Definições > Navegação > Mostrar controlos de reprodução de multimédia e também em Definições > Navegação > App de multimédia predefinida.
Curiosamente, enquanto os utilizadores de Android passavam por todo este susto, a versão iOS do Google Maps continuou a funcionar sem qualquer problema. Assim, os utilizadores de iPhone puderam continuar a controlar as suas músicas a partir da navegação, como se nada fosse.
Em suma, o problema que afetou o ecossistema da própria Google está resolvido, ainda que com uma pequena alteração na utilização. Pelo menos agora, pode voltar a ter o controlo da sua música sem desviar perigosamente os olhos da estrada.