Os automóveis têm várias tecnologias para garantirem uma condução segura. De facto são tantas que várias vezes as pessoas acabam por as confundir. É exatamente o que se passa com termos como controlo de estabilidade e controlo de tração. Embora estas duas tecnologias já existam há algum tempo, a maioria das pessoas tende a estar menos familiarizada com elas do que com outros dispositivos de segurança automóvel mais conhecidos, como airbags, cintos de segurança e sistemas de travões antibloqueio (ABS).
Sabe a diferença entre controlo de estabilidade e de tração?
O que é o controlo de tração?
Os sistemas de controlo de tração são mais antigos do que o controlo de estabilidade. Na verdade, pode pensar no controlo de tração como o irmão mais velho ou antecessor dos modernos sistemas de controlo de estabilidade. Os sistemas de controlo de tração (TCS) funcionam em conjunto com o ABS de um automóvel, que mede a velocidade da roda utilizando sensores montados no cubo da roda ou perto dele.
Estes sensores de velocidade das rodas utilizam ímanes para monitorizar o movimento e a velocidade das rodas do seu automóvel. Se o sistema detetar uma rotação anormal ou uma perda de tração – como quando conduz em superfícies molhadas ou escorregadias, como o gelo – a luz do controlo de tração pode aparecer no painel de instrumentos e o sistema aplicará automaticamente os travões a uma ou mais rodas. Alguns sistemas de controlo de tração também reduzem a potência do motor quando se deteta uma perda de tração. Nestes sistemas, se o condutor começar a perder o controlo, o módulo de controlo do sistema aplicará seletivamente a pressão dos travões e reduzirá a potência do motor para ajudar o condutor a recuperar o comando do veículo.
Os sistemas de controlo de tração podem normalmente ser ligados ou desligados através de um botão no painel de instrumentos. O botão pode dizer “TCS”, “TC” ou “TCL”, ou ter a imagem de um carro com linhas de derrapagem por trás.
O que é o controlo de estabilidade?
O controlo de estabilidade é uma versão mais avançada do controlo de tração. Utiliza o mesmo equipamento – incluindo o ABS e os sensores de velocidade das rodas associados – e possui vários sensores adicionais. Os sistemas de controlo de estabilidade – também conhecidos como sistemas electrónicos de controlo de estabilidade (ESC), controlo de estabilidade do veículo (VSC) ou programas electrónicos de estabilidade (ESP) – incluem um sensor de posição do volante, que ajuda o sistema a monitorizar a direção do volante e a direção pretendida versus a direção real da viagem. O sistema também inclui um sensor de velocidade de guinada, que mede o grau de derrapagem ou de rotação do automóvel. Conta também com um acelerómetro de três eixos para monitorizar o seu ângulo e movimento em todas as direcções.
O módulo de controlo do sistema interpreta os dados combinados destes sensores e utiliza-os para ajudar a manter a estabilidade do veículo. Se o sistema detetar uma derrapagem ou uma perda de tração, pode aplicar seletivamente a pressão dos travões. Também reduzir a potência do motor para colocar o veículo de novo na via. Isto à semelhança do controlo de tração. No entanto, o controlo de estabilidade não ajuda apenas em condições de piso molhado ou escorregadio, como o controlo de tração, uma vez que também mantém a estabilidade do automóvel durante manobras bruscas e curvas, manipulando ativamente a direção de deslocação do veículo.
Entretanto tal como acontece com o controlo de tração, a luz do controlo de estabilidade aparecerá no painel de instrumentos quando o sistema estiver a ser utilizado. No entanto, se a luz se acender e permanecer acesa, é provável que exista um problema com o sistema.
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