Coloque AGORA mesmo a sua conta Google à prova de roubo!

Numa altura em que o roubo de contas não pára de aumentar torna-se essencial fazermos de tudo para estarmos protegidos. Já viu o que era alguém conseguir deitar a mão a todos os nossos dados, serviços, fotos, documentos e muito mais? Era um pesadelo não era? É por esse motivo que temos de proteger tudo o que pudermos contra roubo, especialmente quando se trata da nossa conta Google. Claro que muitas pessoas pensam: eu tenho password! No entanto, eventualmente nunca a mudaram.

Coloque AGORA mesmo a sua conta Google à prova de roubo!

Assim há várias coisas que pode fazer para garantir a sua segurança. Mudar a password e ativar a autenticação de dois fatores são logo as primeiras e vamos falar disso. No entanto há muitas mais que vamos referir mais abaixo.

Mudar a password

Se não altera a password há muito tempo é boa ideia fazê-lo agora. Há sempre roubos de informação e muitas credenciais à solta na Internet. Pode sempre verificar aqui se o seu endereço de email esteve envolvido em algum roubo. Mesmo que não tenha estado é sempre boa ideia mudar. Assim, siga esta ligação. Depois de introduzir os seus dados atuais para fazer a autenticação surge uma janela onde pode mudar a palavra-passe. Escolha palavras-passe complexas que não assentem apenas na sua data de nascimento ou no nome do seu animal de estimação.

conta Google roubo

Autenticação de dois fatores

A primeira coisa que deverá fazer é descarregar a aplicação que está disponível para para Android como para iOS. Assim se tiver um smartphone com o sistema operativo da Google pode descarregar aqui. Entretanto, se tiver um iPhone pode fazer o download aqui.

conta Google roubo

Após isso, abrimos a aplicação e finalizamos a configuração com os nossos dados. Com este passo concluído, ficamos com a aplicação pronta para se começar a adicionar contas.

Configurar a conta Google para a autenticação de dois fatores

Para configurar o Google Authenticator em primeiro lugar tem de ativar a autenticação de dois fatores normal. A primeira coisa que tem de fazer é ir à gestão da sua conta Google. Pode aceder aqui. Depois de introduzir os seus dados e fazer login. Posteriormente quando chegar à janela de gestão de conta escolha a opção Segurança no menu do lado esquerdo. As imagens que apresento aqui são da versão desktop. Mas se estiver num smartphone ou tablet pode fazer tudo exatamente da mesma maneira.

conta Google roubo

Na nova página localize a secção Iniciar sessão no Google. Dentro dela vê a opção Validação em dois passos. Escolha essa opção.

conta Google roubo

Na nova janela clique em introdução. Entretanto, a seguir, terá de fazer login novamente.

conta Google roubo

Depois de introduzir os seus dados chega ao ecrã que mostramos abaixo. Entretanto vão aparecer os dispositivos que podem receber pedidos. Na prática são aqueles onde está autenticado com a sua conta Google. No meu caso é o iPhone, mas podia ser qualquer outro smartphone Android.

Agora sim podemos configurar o Authenticator. Deste modo em vez de fazermos o login com o código SMS que recebemos, passamos a utilizar a aplicação.

Em primeiro lugar na mesma página Google onde ativou a autenticação de dois fatores, mais abaixo tem uma opção que diz Aplicação Authenticator. Clique em Configurar.

conta Google roubo

Depois surge uma janela que o questiona acerca do telemóvel que tem. Se Android se iPhone. É só escolher e depois carregar em seguinte.

conta Google roubo

Depois em qualquer um dos casos terá correr o Authenticator. Quer seja no Android ou no iPhone. Depois escolha Ler o código QR.

conta Google roubo

Entretanto a seguir vai aparecer um código no Authenticator que deverá introduzir na configuração da conta Google. Depois clique em Validar. E pronto a configuração está concluída. Deste modo não está a proteger só a entrada na administração da conta Google mas também o Gmail, Google Fotos, Google Docs e outras apps do ecossistema.

Certifique-se que consegue garantir a segurança da sua conta

Se a Google sentir que há algo suspeito na sua conta vai pedir-lhe uma verificação extra. Por esse motivo tem de ter alguma conta de email válida ou número de telemóvel associado. E de preferência que esses contactos estejam atualizados. É que se não estiverem pode perder a sua conta Google para sempre.

Já aconteceu!

Veja que serviços conseguem aceder à sua conta.

Isto é realmente importante. É que há muitas apps que utilizam a sua conta Google para efeitos de login. Com isso podem também ter acesso a outras informações. Dito isto, é muito importante que controle tudo o que consegue ter acesso à sua conta.

conta Google roubo

Passe por toda a lista e se verificar algo suspeito ou que não reconhece pode remover. Fazê-lo é bastante simples. Basta dar um clique em cima da app e escolher Remover Acesso.

conta Google roubo

Veja os dispositivos que têm acesso à sua conta Google para se proteger contra roubo

Para além das apps e com o passar do tempo tenho a certeza que há vários dispositivos que podem aceder à sua conta. É muito importante verificarmos quais os equipamentos que têm acesso. Imagine que vendeu algum dispositivo e que até está a utilizar a sua conta Google.

Para fazer essa verificação clique aqui. Nesse local vai verificar que há muitos equipamentos que têm acesso.

conta Google roubo

Para desativar clique no equipamento e depois escolha terminar sessão. Entretanto se já não tem sequer este dispositivo e nem o reconhece clique em Não reconhece este dispositivo.

conta Google roubo

Fazendo tudo isto vai ficar com uma conta Google à prova de roubo.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Netflix: Estes são os projetos que chegam já em Outubro!

Tal como acontece mês após mês, a Netflix está a preparar mais 30 dias de grandes lançamentos na plataforma. Sendo que o mês de...

União Europeia quer USB-C em tudo! E agora iPhone?

Isto já não é grande novidade para ninguém, mas parece que agora não há mesmo volta a dar... A comissão Europeia quer forçar todas...

Novo filme da Netflix só chega sexta-feira e já é adorado por todos!

Sejam filmes de ação, suspense, comédia ou até mesmo de terror, a verdade é que todos conseguem fazer sucesso à sua maneira na Netflix...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!