Inicio Especiais A sua conta do Snapchat está bem protegida?

A sua conta do Snapchat está bem protegida?

O Snapchat já se tornou num sério caso de popularidade. Já tem mais de 100 milhões de utilizadores e este número continua a crescer de dia para dia.

A Kaspersky Lab oferece algumas dicas para melhorar a segurança da sua conta do Snapshat.

Passwords

Obviamente, este conselho é extensível a qualquer serviço web que requer uma senha, não apenas as redes sociais, embora dado os conteúdos de natureza pessoal que se partilham nestas plataformas, torna-se particularmente importante ter cuidado com a proteção da conta. E aqui, as passwords são mesmo importantes, devendo ser frequentemente alteradas e nunca reutilizadas. E se não tem certeza que a sua password é forte o suficiente, pode sempre verificá-la usando o Kaspersky Password Check.

Privacidade

Embora existam pessoas que gostem de partilhar nas redes sociais todo os aspetos da sua vida, a maioria prefere a publicar apenas para as pessoas que conhecem. Se este for o seu caso, verifique as configurações da conta e assegure-se que tudo o que partilha na sua “História” apenas é visto por amigos, não por todos.

Além disso, verifique a sua lista de amigos e certifique-se de que realmente os conhece a todos. Se alguém tentar adicioná-lo, certifique-se que conhece a pessoa antes de aceitar o seu pedido de amizade. Se alguém o tentar adicionar sem que o conheça, pode estar perante um spambot ou algum curioso que não tem que saber nada sobre a sua vida através do Snapchat. Nestes casos, o melhor é ignorar esses pedidos de amizade.

Há também uma opção chamada “Live”, uma compilação de notícias sobre eventos, viagens, lugares ou outras coisas. Mas tenha em mente que o que publica aqui pode ser visto por todos, pelo que, antes de colocar aqui qualquer coisa, pergunte-se se realmente deseja que todos o vejam.

Temporário?

A vantagem que fez com que o Snapchat se destacasse de outras aplicações é a capacidade de enviar fotos e vídeos “temporárias” para os seus amigos. Para aqueles que não estão familiarizados com a app, o utilizador tira uma foto ou vídeo e envia aos seus amigos, que só podem vê-lo por alguns segundos (máximo de 10). O utilizador também pode adicionar uma foto ou vídeo à sua “história”, que pode ser visto por qualquer um na sua lista de amigos, mas o conteúdo excluído automaticamente após 24 horas.

Embora soe muito bem, há muitas maneiras de contornar a natureza temporária das imagens. A mais simples e mais óbvia é a capacidade de fazer uma captura de ecrã no telefone. Se for rápido o suficiente, pode facilmente fazer uma captura de ecrã de qualquer Snapchat recebido, mantendo a foto pelo tempo que quiser. A pessoa que enviou a imagem será notificada dessa ação, mas é apenas isso: uma notificação, que não previne qualquer atividade menos bem-intencionada por parte de quem faz a captura de ecrã.

É também importante salientar que qualquer coisa publicada na Internet nunca chega realmente a desaparecer. As últimas cláusulas dos termos e condições do Snapchat afirmam que a app tem “o direito de armazenar e partilhar qualquer foto para ser publicada na aplicação”. Embora a empresa afirme fazê-lo apenas em momentos específicos e necessários, isto traz uma série de potenciais problemas relacionados com a privacidade dos utilizadores, por isso é importante ser cauteloso com as fotos que são feitas por esta aplicação.

Mais dicas

Outra recomendação para os que se preocupam com a privacidade das suas fotos é nunca ligar qualquer aplicação de terceiros à conta do Snapchat. Estas fontes são muitas vezes menos seguras, como muitos aprenderam da pior maneira numa violação massiva de fotos que aconteceu em 2014, e batizada como “The Snappening”. Mais de 90.000 fotos de Snapchat foram postas num site de terceiros chamado SnapSaved.com, sendo que muitas delas incluíam conteúdo explícito e as pessoas envolvidas não tinham qualquer intenção de que se propagassem pela da Internet. A app Snapchat também desencoraja o uso de aplicações de terceiros, pelo que o melhor é seguir este seu conselho.

Quando uma conta do Snapchat é atacada, geralmente o resultado é o envio de uma mensagem de spam para todos os contatos na lista de amigos do utilizador. Se você que a sua conta foi atacada, redefina de imediato a sua password. E se receber uma mensagem de spam que da conta de um amigo, avise-os o quanto antes de que a sua conta foi alvo dos hackers, já que o mais certo é que não saibam. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

(Última Hora) Sony cancelou lançamento da PS5 em alguns mercados!

(Em atualização) - Novas informações apontam para que a Sony tenha decidido cancelar o lançamento da sua consola de nova geração em alguns mercados!...

Movimento #Blacklivesmatter? Até a PlayStation aderiu!

O movimento #Blacklivesmatter foi certamente um dos temas mais falados e marcantes de 2020. Talvez apenas superado pela pandemia de COVID-19 que ainda se...

Gosta de jogos de terror? É que Warzone vai receber o temível Saw!

Se por acaso joga Call Of Duty Warzone ou até mesmo Modern Warfare. Certamente já deverá estar acostumado aos inúmeros eventos lançados pela equipa...

Já joga FIFA 21? Estes são os jogadores mais rápidos do jogo!

Para montar uma boa equipa no FIFA, não é preciso muito. Afinal de contas, basta apenas um bom ponta de lança, defesas competentes e...

Durante o confinamento 43% das reviews na Amazon eram falsas!

Na altura do confinamento provocado pela pandemia de coronavírus, muitas empresas lutaram pela sua sobrevivência. Lutaram e continuam a lutar. É que houve muitos...