Conta da Luz: esta é a energia que gasta a PS5!

A classificação de potência oficial de uma consola PlayStation 5 com leitor é de 350 watts, enquanto a PlayStation 5 Digital tem uma classificação de potência de 340 watts. Claro que na prática acaba por gastar um pouco menos e podemos contar com cerca de 200 watts enquanto jogamos. Mas contando com o tempo de jogo e com outras coisas qual é a energia que gasta a PS5 e quanto é que isso representa na conta da luz?

Conta da Luz: esta é a energia que gasta a PS5!

De imediato, vamos esclarecer as diferenças entre as duas consolas. A PlayStation 5 Disc Edition é a versão mais cara que vem com uma unidade de disco – especificamente, uma unidade Blu-ray que suporta jogos PS5, jogos PS4, bem como ver filmes Blu-ray 4K Ultra HD, discos Blu-ray standard e DVDs.

ps5, playstation 5

A PlayStation 5 Digital Edition não tem essa unidade, por isso, se quisermos jogos temos de os descarregar para o SSD do sistema.

Que energia utiliza a PS5 em modo de repouso?

Em modo de repouso, a PlayStation 5 consome cerca de 1,5 watts. Mesmo quando completamente desligada. Se estiver ligada à tomada irá consumir 1.3 watts. A única maneira de impedirmos que isto aconteça é desligarmos a PS5 completamente.

ps5

Entretanto ela vai gastando mais ou menos conforme o que estamos a fazer.

Assim se estiver desligada, como referi, gasta 1.3 watts. Em modo stand by gasta 1.5 watts. Já ligada e connosco a navegarmos pelo ecrã principal consome 50 watts. Se estivermos a ver Netflix ou qualquer outra plataforma através da consola conte como 70 watts. Por fim a jogar temos um gasto de 200 watts.

O que gasta a PS5 face a outras consolas?

Se a PlayStation 5 em operação gasta entre 50 e 200 watts, a XBOX Series X consome entre 45 e 200. Entretanto a versão mais económica da Microsoft, a Xbox Series S consome entre 25 e 100. Por outro lado a Nintendo Switch é sem dúvida a mais económica e gasta entre os 10 e 18 Watts.

A PS5 e a Xbox Series X têm um consumo de energia muito semelhante. Mas a Microsoft oferece uma alternativa de menor potência com a Xbox Series S, que ainda corre todos os jogos, mas não com a mesma qualidade.

Quanto é que isto significa na fatura da Luz?

Vamos olhar para um exemplo em que jogamos cerca de 8.5 horas por semana. Isto muito por baixo. Isto significa que ela estará 159.5 horas no modo de repouso. Tudo isto vai-nos custar 27 cêntimos por semana e 14 Euros por ano!

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Artifact: Uma rede social baseada em Inteligência Artificial

Já andamos a ouvir falar de Inteligência Artificial há...

Sony perdeu alguma das sua fé no lançamento do PSVR2

O PlayStation VR2 promete imenso, ao trazer muitas das...