Conta da luz: quanto está a gastar com as luzes de Natal?

É impossível ou muito difícil sentirmos o Natal sem as luzes a piscar. No entanto, os tempos não estão fáceis e até aquelas pessoas que não deixavam qualquer parte da casa sem iluminação se estão a conter mais. Afinal de contas tudo contribui para a conta da luz. Mas afinal o que gastam as luzes de Natal e como pode poupar na conta da luz?

Conta da luz: quanto está a gastar com as luzes de Natal?

Talvez não saiba mas muitas pessoas ainda continuam a utilizar as luzes incandescentes. Na realidade têm aquele brilho que nos faz lembrar a nossa infância e que as luzes LED não conseguem reproduzir. No entanto com o tempo este passeio pelas memórias acaba por ficar bastante caro. De facto, as luzes LED trouxeram uma verdadeira revolução ao Natal. Isto porque reduziram e muito o custo de alimentá-las.

Conta da luz: o que gastam e como poupar nas luzes de Natal!

As luzes de Natal LED consomem entre 80 e 90 por cento menos energia do que as incandescentes. Para além disso duram três vezes mais comparativamente às antigas. Em comparação com as 3 mil horas, as luzes de Natal LED duram até cem mil horas. Para além disso são muito menos frágeis (e menos perigosas) também.

Ainda assim há luzes LED e luzes LED. Neste campo quero dizer que umas gastam menos e outras gastam muito mais. A propósito disto já vos vou explicar a diferença.

Como distinguir as luzes LED mais seguras e económicas das mais gastadoras

Eventualmente já deu conta que entre as luzes LED há algumas diferenças. Umas vêm com transformador. Outras fazem uma espécie de ligação direta. Ou seja, ligamos à tomada e o fio vai diretamente para aquela caixinha que permite alterar o padrão das luzes. Essas luzes acabam por gastar mais e não são tão seguras como as que têm transformador.

Conta da luz: o que gastam e como poupar nas luzes de Natal!
As luzes de Natal sem transformador
Conta da luz: o que gastam e como poupar nas luzes de Natal!
As luzes de Natal com transformador

Quanta energia gastamos no Natal?

Há anos que as luzes LED comprovam que são muito mais económicas. Mas serão assim tanto?

Vamos pensar numas que tenham cerca de 360 luzes LED. O fabricante diz que gastam cerca de 5W ou 0.006 KW. Ora se tivermos as luzes ligadas de 15 de Dezembro a 5 de Janeiro das 4 da tarde até à meia noite, ou seja, 8 horas, isto dá um total de 168 horas pelos 21 dias.

Ora as luzes consomem 0.006 KW por hora. No período total elas vão consumir 1.008 kWh. Agora só temos de olhar para o custo da eletricidade

Esta unidade é então multiplicada pelo custo por unidade, que, no momento da escrita, é de 19 cêntimos, em média, em Portugal. Isto olhando para o custo de todas como refere a empresa Selectra.

Ora se multiplicarmos 1008 por 0.19 isto dá 0.191.

Ou seja em cerca de 21 dias vamos gastar menos de 20 cêntimos. Agora é só somarmos isto por cada conjunto de luzes que tivermos. Se tivermos cerca de quatro ou cinco gastamos um euro por mês.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Conta da Luz: esta é a energia que gasta a PS5!

A classificação de potência oficial de uma consola PlayStation...

Air Fryer: vale a pena comprar uma fritadeira sem óleo?

As fritadeiras de ar quente que também são conhecidas...

Dezembro + Netflix = Novos projetos brutais! Vai adorar!

Depois de já termos mencionado alguns dos projetos que...