Atenção! Evite mesmo comer isto antes de consumir álcool!

Quer seja para se ver o Europeu ou simplesmente para estar num bar a maioria das pessoas combinam aperitivos salgados com bebidas alcoólicas. De facto, alguns podem até chamar-lhes uma combinação clássica. Mas as guloseimas salgadas como pipocas, amendoins e batatas fritas podem piorar ainda mais as propriedades desidratantes do álcool. Quando se consomem bebidas alcoólicas, que são diuréticas por natureza, urina-se muito mais, o que também significa que há um desequilíbrio eletrolítico. Estes dois fatores deixam-no desidratado. Mas há outras coisas que podem piorar e muito isto. Assim evite comer isto antes de consumir álcool!

Atenção! Evite comer isto antes de consumir álcool!

Os snacks salgados também são desidratantes. O excesso de sódio, sem uma hidratação adequada, obriga o corpo a extrair água das células, levando à desidratação. A última coisa que quer é acrescentar um duplo golpe a um processo já de si desidratante. Outra desvantagem das guloseimas salgadas? A acumulação excessiva de líquidos e o inchaço. O sal faz com que o seu corpo retenha água, enquanto as bebidas alcoólicas promovem o inchaço devido ao seu teor de açúcar e carbonatação. Em vez disso, o que deve procurar são alimentos que o ajudem a manter-se hidratado.

consumir álcool

Guloseimas para petiscar antes de consumir álcool

Já lá vai o tempo em que os alimentos hidratantes como a melancia e as maçãs eram pouco apelativos como petiscos para acompanhar o álcool. As frutas e os legumes, em geral, são uma óptima opção, especialmente quando se está a tentar evitar a desidratação total enquanto se bebe.

A ingestão de alimentos ricos em proteínas, como ovos, iogurte grego e carnes magras, também pode ajudar, pois retarda a absorção do álcool e mantém-no saciado durante mais tempo (evitando assim a ingestão de bebidas alcoólicas a altas horas da noite). Outros alimentos a consumir antes de beber álcool incluem fontes de hidratos de carbono complexos, como a batata-doce, alimentos ricos em magnésio e potássio, como a quinoa, as bananas e as maçãs (para minimizar os desequilíbrios electrolíticos provocados pelo consumo de álcool), e fontes de gorduras saudáveis, como o abacate (mais uma vez, porque podem retardar a absorção do álcool) e o salmão (devido aos seus ácidos gordos ómega 3 que combatem a inflamação e ao seu teor de proteínas).

Pensa-se também que o álcool influencia significativamente a perda de vitamina C. Assim o consumo de frutos e sumos que contenham muita vitamina C é também uma boa ideia, segundo os especialistas. O fígado é outro órgão afetado pelo álcool, pelo que pode querer adicionar alguns alimentos que ajudam a protegê-lo. Estamos a falar de curcuma, canela, couve, brócolos, limão, aveia, sementes de chia, mirtilos, toranja, espargos e beterraba. Por último, mas não menos importante, a água. “O objetivo é beber pelo menos dois litros de água durante o dia.

Os salgados podem curar a ressaca?

É importante notar que há muitos mitos sobre a ressaca em que deve deixar de acreditar. Por exemplo, embora as pessoas lhe possam dizer para beber outra cerveja para aliviar os sintomas da ressaca. Esta não é uma cura recomendada por especialistas. Mas e os snacks salgados?

Uma vez que o seu corpo perdeu electrólitos (incluindo sódio) por causa da sessão de bebida da noite passada, pode desejar sal pela manhã.

Mas como é que pode consumir sal sem exagerar? Opte por bebidas desportivas com sódio.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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