Como deve saber, a atual geração de consolas não tem sido nada fácil para a Xbox. A marca da Microsoft continua longe no 3.º lugar em vendas, e agora surge mais um sinal preocupante: a Costco, um dos maiores retalhistas dos EUA, confirmou que vai deixar de vender consolas Xbox.
É estranho? Nem por isso.
O que aconteceu?
Tudo começou quando utilizadores perceberam que, ao procurar por Xbox no site da Costco, os resultados eram… zero. Não havia modelos disponíveis, nem Series X nem Series S.
A dúvida era se se tratava de um problema de stock, mas a empresa esclareceu: “Não temos planos para voltar a vender consolas Xbox. Foi uma decisão de negócio.”
Algo que acontece com alguma naturalidade, porque a Costco só tem produtos que desapareçam rapidamente das prateleiras. Se ficam muito tempo… É para acabar com a relação e deixar de vender.
O peso das subidas de preço?
Nos EUA, desde o início de 2025 que os preços subiram várias vezes. A Xbox Series X passou dos 500 dólares para 650 e a Series S dos 300 para 400 dólares. Em Portugal também já vimos a escalada, apesar de não ser tão agressiva.
A popularidade da consola nunca foi grande coisa, agora com preços absurdos… Pior. Uma consola que deveria ser atrativa para o consumidor comum perdeu competitividade face à PlayStation 5 (que, entretanto, até já ganhou a versão Pro) e à Nintendo Switch 2, que continua a ser vendida como pão quente.
O que isto significa para as consolas Xbox?
A retirada da Costco não é, por si só, o fim do mundo para a Microsoft, mas é um sinal de fraqueza na distribuição.
Se mais retalhistas seguirem o mesmo caminho, a Xbox arrisca-se a perder ainda mais relevância no mercado físico, ficando dependente de parcerias como a que tem com a ASUS para o novo ROG Xbox Ally.
Dito tudo isto, a geração atual está a aproximar-se do fim. Por isso, talvez seja boa ideia para a Microsoft pensar no que quer fazer. Porque esta estratégia já deu o que tinha a dar. Aqui faz sentido relembrar que vários rumores apontam para uma nova geração Xbox muito mais próxima do PC Gaming. O que poderá fazer sentido, apesar de ser um risco grande para a Microsoft.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!