GPD Win 5 chega em outubro com o AMD Strix Halo e promete FPS absurdos em jogos AAA!
Provavelmente não conhece a marca, mas a GPD voltou a surpreender. A fabricante chinesa especializada em consolas portáteis com Windows apresentou oficialmente a GPD Win 5, o seu novo monstro de bolso, e a estrela parece mesmo ser o SoC AMD Strix Halo.
Ou seja, pela primeira vez, vemos esta poderosa plataforma num dispositivo portátil, e os números são impressionantes.
Consolas portáteis? Há uma desconhecida a impressionar!
Segundo o vídeo partilhado pelo The Phawx no YouTube, a consola GPD Win 5 vem equipado com o novo processador AMD Ryzen AI Max+ 395, acompanhado da gráfica integrada Radeon 8060S, e um consumo que pode chegar aos 60 W. O resultado? Black Myth: Wukong a correr a mais de 160 FPS. Sim, leste bem!
Claro que ainda não se sabe em que definições o jogo estava a correr, mas, ainda assim, o desempenho é notável. A temperatura do APU manteve-se nos 60 e poucos graus, com a iGPU a trabalhar entre os 2300 e os 2500 MHz, o que mostra que o sistema de arrefecimento está à altura do desafio. Falamos aqui de uma solução com duas ventoinhas e quatro heatpipes.
O ecrã também está à altura!
7 polegadas, resolução 1080p, 120 Hz com suporte a FreeSync Premium, Gorilla Glass 6 e cobertura total do espaço sRGB. Vai estar disponível com o Ryzen AI Max+ 395 (16 núcleos e 32 threads) ou com o Max 385 (8 núcleos, 16 threads e gráfica Radeon 8050S). Ambas as variantes têm um TDP entre 45 e 75 W e podem incluir até 128 GB de RAM LPDDR5X-8000 em quad-channel. Sim, 128 GB. Isto num formato portátil.
O armazenamento também não desaponta: 1, 2 ou 4 TB em PCIe Gen4. E, como seria de esperar da GPD, a Win 5 deverá manter o formato com ecrã deslizante que revela um teclado físico por baixo, tal como na Win 4. Um detalhe que, apesar de pouco convencional, é bastante útil.
Mas o mais curioso é o novo sistema de bateria: será removível e poderá funcionar em “modo mochila” (acoplada atrás da consola) ou ligada por cabo em modo fixo. A autonomia estimada é de 2 horas em uso intensivo e até 6 horas em tarefas mais leves. Vem incluída uma bateria externa de 80 Wh, mas também poderá ser comprada em separado.
A apresentação oficial será já na ChinaJoy 2025, de 1 a 4 de agosto, e o lançamento está previsto para outubro. Se procuras uma consola portátil capaz de rivalizar com PCs gaming completos, o GPD Win 5 pode muito bem ser o próximo passo.
Em suma, a ASUS, Lenovo, etc… Que se cuidem! Há rivais à altura.